Imagem de fundo do header
Energia de sobra para o PC
Home  >  Review
REVIEW

Energia de sobra para o PC

Novo no-break da APC protege, estabiliza e até desliga o micro na falta de energia elétrica.

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Entrada bivolt, rico em recursos
  • Contra:

  • Autonomia limitada
  • Resumo:

  • No-break estabilizado e microprocessado de 600 VA
  • Preço:

  • R$ 239
  • Produzido em sua fábrica em Barueri, São Paulo, a APC apresenta o seu mais novo produto para o mercado SOHO, o Back-Ups ES 600 modelo BE600-BR, um no-break estabilizado para o usuário que deseja proteger seu PC de problemas na rede elétrica, desde uma simples variação de corrente até a falta de energia elétrica.

    Não maior que uma caixa de sapatos, o BE-600BR possui um desenho diferenciado que lembra mais um grande filtro de linha do que um no-break, o que facilita o acesso às suas seis tomadas de saída, todas estabilizadas e protegidas. A tensão de entrada é bivolt (110/220 V) e a saída apenas 115 V.


    BE-600BR: capacidade de suportar carga de até 600VA


    Construído a partir de um projeto cujo desenvolvimento envolveu o trabalho de equipes de engenharia de vários países – inclusive do Brasil –, o BE-600BR incorpora vários recursos interessantes como proteção contra surtos, picos de energia e para linha telefônica, que também pode ser utilizada para isolar e proteger aparelhos de fax, modems convencionais e ADSL (usados para acessar internet de banda larga).

    Outra característica muito bem-vinda é o uso de disjuntores, em vez de fusíveis, para proteger o sistema contra sobrecargas de energia. Ou seja, caso isso ocorra e o sistema desarmar, o usuário precisará apertar apenas um botão para reativar o no-break. Além de fornecer energia, o BE-600BR também incorpora um circuito estabilizador, capaz tanto de cortar o excesso quanto aumentar a voltagem que vem da rede e vai para o PC. Em casos extremos em que a voltagem está muito alta ou baixa, o no-break pode ativar sua bateria garantindo o fornecimento de energia dentro de limites seguros.

    Como é comum em equipamentos de maior porte, o BE-600BR possui um módulo de gerenciamento microprocessado, capaz de comunicar-se com o PC por meio de uma porta USB. Desse modo, o no-break é capaz de trocar informações com o PC fornecendo informações sobre o estado do equipamento, com a possibilidade até de enviar um aviso para desligar o sistema automaticamente antes que suas reservas de energia se esgotem.

    Mas para que isso funcione é necessário que o sistema operacional tenha suporte nativo para esse tipo de equipamento. Para aqueles que não dispõem de tal recurso, acompanha o BE-600BR o software APC PowerChute Personal ou Business Edition com versões tanto para PC quanto para Mac. Com ele, é possível monitorar vários recursos do equipamento como carga da bateria, estado da rede elétrica e registro de ocorrências (como falta de energia), além de permitir configurar alguns recursos como ligar ou desligar o alarme sonoro fora do horário comercial e até os intervalos de tempo entre os testes de autoverificação.

    Segundo dados do fabricante, o BE-600BR suporta carga de até 600VA ou 360W (utilizando fator de potência de 0,6), o que permite que o equipamento trabalhe com folga com um PC e o respectivo monitor, e até uma impressora a jato de tinta. De acordo com o gerente de marketing e comunicação da APC no Brasil, Hélton Capella, é possível até ligar um segundo PC no SE 600, mas apenas um deles poderá utilizar o PowerChute.

    RIQUEZA DE RECURSOS

    Nos testes realizados em um PC executando uma série de rotinas de teste do PCMark 2002, ao desconectar o sistema da rede elétrica, o BE-600BR foi capaz de alimentar o sistema por 6min32s, em média, antes de desligar automaticamente o PC quando a carga da bateria baixou demais. Observamos que esse período poderia ser um pouco maior, já que mantivemos a configuração padrão do PowerChute que manda desligar o PC quando ainda restam cinco minutos de carga na bateria. Capella observa que essa autonomia pode variar de acordo com o estado da bateria, sua idade e temperatura.

    Seis ou dez minutos podem parecer pouco tempo, mas vale a pena lembrar que o conceito desse tipo de equipamento é fornecer energia o tempo suficiente para que o usuário grave seus arquivos, feche suas aplicações e desligue o computador e só, nada mais que isso. Isso também pode parecer pouco, mas muito pior é perder todos os dados por falta de luz. (MN)

    APC-American Power Conversion : 0800-555272 - http://www.apcc.com/br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site