Imagem de fundo do header
Combinação explosiva: CDs mais velozes são realmente mais rápidos?
Home  >  Review
REVIEW

Combinação explosiva: CDs mais velozes são realmente mais rápidos?

CDs mais velozes são realmente mais rápidos?

Mário Nagano

Foto:

Poucas pessoas devem se lembrar que no passado uma unidade de CD-ROM de 2x, 4x ou 8x tinha realmente o desempenho de 2x, 4x e 8x, devido ao uso da tecnologia CLV (velocidade linear constante) que garantia um fluxo constante de dados da leitora para o computador. Com a introdução do padrão CAV (velocidade angular constante), a idéia de fluxo de dados tornou-se um conceito meio nebuloso, já que com o CD girando à uma velocidade constante (ao contrário do CLV), existe a tendência de que as trilhas internas sejam lidas mais lentamente do que as externas. Isso gera picos de leitura que servem hoje de referência de velocidade, que deixou de ser a taxa média para ser a taxa máxima - daí o sufixo "Max" nas atuais unidades de CD-ROM.

Para verificar se as unidades de CD-ROMs ditas mais velozes são realmente mais rápidas, realizamos um teste simples com quatro equipamentos: o LG CGE-8481b (48x24x48x), cedido pela LG Eletrônicos, o Mitsumi FX5401W (52x), enviado pela Sact Tecnologia, e o MSI MS-8384 (48x16x48x), da MSI International. Comparamos todos eles com uma unidade Fedelia 8HA-60 (60x) que veio instalada em um PC montado pela Hyperdata do Brasil.

Para a realização dos testes utilizamos o programa Nero CD Speed, que faz uma série de testes sintéticos, avaliando todos os aspectos do equipamento, apesar de termos nos concentrado no na taxa média de transferência, que leva em conta a velocidade do início ao fim do CD, de modo a possibilitar uma visão real do desempenho da leitora.

Durante os testes, pudemos observar que o modelo de 60x da Fedelia teve um desempenho muito próximo ao modelo de 48x da MSI e ficou atrás do modelo da Mitsumi de 52x. No geral houve uma variação de menos de 9% entre o modelo da Mitsumi e o da MSI. A unidade de 60x da Fedelia ficou 5,6% abaixo do Mitsumi, o que comprava que a especificação máxima maior não significa necessariamente desempenho melhor.

Vale a pena observar que, como o teste do Nero baseia-se na leitura de todo o disco de teste, o modelo da LG parece considerar o uso de CDs de 80 minutos para chegar no seu desempenho máximo, ao contrário de nosso CD de testes, limitado a 72 minutos. A análise da curva de desempenho do LG, que apresentou crescimento constante, nos possibilita deduzir que esse equipamento seria capaz de oferecer desempenho semelhante ao modelo de 48x da MSI, em CDs de 80 minutos.

Nero CD Speed (Taxa média de transferência)
0X
5X
10X
15X
20X
25X
30X
35X
40X
45X
Fedelia 8HA-6038.3 X
LG CGE-8481b (48x24x48x)31.1 X
Mitsumi FX5401W (52x)40.4 X
MSI MS-8384 (48x16x48x)37.1X
Pior
Velocidade
Melhor

Leia Também

Combinação explosiva

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site