Imagem de fundo do header
Projetor de uso geral
Home  >  Review
REVIEW

Projetor de uso geral

Modelo InFocus X1 é voltado tanto para apresentações profissionais quanto vídeo doméstico

Mário Nagano

Foto:

Unir as necessidades de uso profissional e doméstico em um único equipamento. Esse parece ter sido o objetivo da InFocus com o lançamento do projetor X1 com tecnologia DLP (Digital Light Processing) para uso geral. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, as características técnicas dos projetores para uso profissional e doméstico não são necessariamente as mesmas. Enquanto os do primeiro grupo trabalham basicamente com imagens estáticas, em que brilho, contraste e nitidez são itens muito valorizados, os do segundo grupo dão ênfase à apresentação de imagens em movimento. Vale observar também que o consumidor doméstico aprecia certas características como facilidade de uso, funcionamento silencioso e preço acessível.

Desse modo, para chegar ao X1 a InFocus trabalhou no sentido de desenvolver um produto que atendesse aos interesses de todos os perfis de usuário, a um preço atrativo. O resultado é um equipamento não maior do que uma caixa de sapatos (24,9 x 10,6 x 31,8 centímetros) e que pesa em torno de três quilos, portanto prático para se ter em casa ou levá-lo a qualquer lugar. Com tecnologia DLP de 1.000 lumens (ANSI), o X1 tem resolução nativa de 800 x 600 pixels, modesta para o mercado profissional mas luminoso o bastante para qualquer aplicação doméstica.

Uma das características que restringem o uso doméstico dos projetores profissionais é sua limitada capacidade de processar imagens de vídeo com agilidade. Para resolver esse problema, o X1 incorpora a tecnologia DCDi (Directional Correctional Deinterlacing) da Faroudja, capaz de manter cores estáveis e alto-contraste, além de um chip DLP DDR DMD de 0,55 polegada da Texas Instruments, projetado para produzir imagens mais precisas e brilhantes.

As portas de comunicação do projetor da InFocus limitam-se ao básico: entrada e saída de monitor padrão SVGA, entrada de vídeo analógico e S-Video, som mono e porta USB, todas devidamente identificadas pelo mesmo padrão de cores utilizado nos plugues dos cabos, o que facilita a instalação e uso. Acompanha o produto documentação impressa e em CD-ROM, cabos, controle remoto e maleta de transporte. Ele também aceita a entrada de vídeo componente por meio de um adaptador. Chamou a atenção o fato de o gabinete do X1, de contornos suaves, não possuir alça, recurso interessante para um produto cujo apelo de venda se baseia na facilidade de transportá-lo.

Nos testes realizados, ficamos impressionados com a qualidade de imagem do X1 quando ligado diretamente a um videocassete ou DVD. Ligamos em paralelo o projetor e uma TV convencional e não notamos diferenças na dinâmica dos movimentos, ou seja, as imagens estavam perfeitamente sincronizadas. O sistema ajusta automaticamente o tipo de sinal, formato da tela e padrão de cores (incluindo o PAL-M) e ainda oferece ajustes pré-programados para assistir TV, filmes ou vídeos.

Segundo dados do fabricante, o X1 produz algo em torno de 37 decibéis (dB) de ruído, portanto o seu funcionamento passa despercebido em reuniões de trabalho, filmes de ação e jogos com torcida barulhenta. Já em locais muito silenciosos, no entanto, esse suave zumbido será notado, principalmente por aqueles que durante a madrugada conseguem ouvir da sala o compressor da geladeira ou o tic-tac do relógio de parede na cozinha.

Nos testes de desempenho, o X1 apresentou os melhores índices de uniformidade de brilho já vistos até hoje em nossos testes (1,16) ficando muito perto do valor ideal (1), assim como a maior relação de contraste (59,57 pontos). Em termos de luminosidade, seu desempenho (968 pontos) ficou muito próximo de outros equipamentos de 1.200 e 1.300 lumens (ANSI) já testados por nós. Entretanto, esse desempenho tende a variar de acordo com o estado da lâmpada, que no caso do X1 não tinha mais do que cinco horas de uso.

Para realização dos testes utilizamos novamente a tela de projeção NP60, cedida pela Kreishe Áudio e Vídeo, de Porto Alegre (www.kreishe.com.br).

X1
Fabricante: InFocus
Para que serve: projeções multimídia com padrão SVGA de 1.000 lumens (ANSI) de brilho
Prós: Projetado para uso profissional e doméstico; alto contraste e brilho
Contras: Não possui alça de transporte; resolução nativa modesta para os padrões atuais
Preço: US$ 2.824
Onde encontrar: InFocus: (11) 5535-3626 - http://www.infocus.com

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site