Imagem de fundo do header
Uma discoteca com 4 mil músicas
Home  >  Review
REVIEW

Uma discoteca com 4 mil músicas

O iPod da Apple para Windows pode armazenar cerca de 4 mil músicas no formato MP3.

Henrique Martin

Foto:

No início do ano passado, ao lançar o iPod, o seu primeiro MP3 player, a Apple acabou causando um baralho danado no mercado. Literalmente. Além do enorme sucesso de vendas, o produto também despertou indignação em muitos usuários, especialmente os do Windows, já que só era compatível com Macintosh. Agora, meio que para se redimir, as empresa resolveu abrir uma rara exceção e desenvolveu uma versão compatível com o sistema operacional da Microsoft.

O PC World Test Center avaliou um modelo de 20 GB e chegou à conclusão: o iPod é uma discoteca ambulante, com ótima qualidade sonora. Do tamanho de um maço de cigarros, o novo modelo esconde um disco rígido (não totalmente silencioso) por trás de uma interface muito simples, de acordo com o padrão da empresa: quatro botões semicirculares em torno de uma “roda” sensível ao toque que ajuda na navegação entre menus, todos em português.

Para ligar o iPod ao Windows, é preciso uma porta FireWire e esse é o único ponto fraco do produto. Afinal, apesar de popular nos Macs, a FireWire não é tão comum de encontrar nos PCs. A porta FireWire tem alta velocidade de transmissão de dados (400 Mbps) e serve para carregar a bateria do iPod, mesmo quando ele está trocando informações com o PC.

O iPod vem acompanhado do software MusicMatch Jukebox que gerencia todo a base de música do aparelho. O aplicativo, um dos mais completos do mercado, copia e transforma músicas de CDs em MP3, sincroniza informações com o iPod e grava CD-Rs com músicas. Ao colocar um CD no PC, o aplicativo acessa a internet e já busca os nomes das faixas, tornando o processo de identificação muito mais fácil.

Para evitar a pirataria, as músicas do iPod não podem ser atualizadas com outro computador – elas aparentemente ficam escondidas dentro do aparelho. Durante os testes, tentamos plugar o iPod a um Mac, mas ele foi reconhecido apenas como um disco rígido externo. Nos extensos 20 GB de espaço de armazenamento, cabem cerca de 4 mil músicas no formato MP3 com compressão a 160 Kbps ou o equivalente a 400 CDs. É música que não acaba mais. Por isso, uma das tarefas do MusicMatch Jukebox é permitir a organização da discoteca em diversas listas de reprodução. Para completar, o iPod ainda guarda informações de scalendário, relógio, contatos e vem com um joguinho extremamente viciante.

iPod
Tocador de MP3 com capacidade de 20 GB
Pró: Alta capacidade de armazenamento de música
Contra: Interface FireWire difícil de encontrar em PCs
Preço: R$ 2.990
Apple Brasil - (11) 5503-0090 - www.apple.com/br

Leia Também

Apple lança serviço de downloads e nova geração do iPod
iTunes alcança 2 milhões de músicas vendidas
Site explica razões para pagar por música online
iTunes para Windows já vazou na Web?
A resposta Windows para o iTunes da Apple
Downloads entram nas paradas musicais

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site