Imagem de fundo do header
Novo projetor pode ser gerenciado pela rede
Home  >  Review
REVIEW

Novo projetor pode ser gerenciado pela rede

O DP8000 é o primeiro produto da Infocus compatível com a tecnologia ProjectorNET.

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Luminoso, versátil, compatível com a tecnologia ProjectorNET
  • Contra:

  • relativamente pesado para um portátil.
  • Resumo:

  • Projetor LCD de 3.000 ANSI lumens.
  • Preço:

  • US$ 10 mil
  • A Infocus, tradicional fabricante de sistemas de projeção digital de dados e vídeo para uso educacional e corporativo, anunciou recentemente o lançamento de seu mais novo modelo de médio porte, o Proxima DP8000. O equipamento do tipo LCD oferece 3.000 ANSI lumens de brilho, relação de contraste de 800:1 e é um dos primeiros a incorporar uma nova tecnologia de gerenciamento de equipamentos por meio da rede local.

    Voltado basicamente para uso em centros de treinamento, salas de aula, centros de reunião em hotéis e pequenos auditórios, o DP8000 é um projetor relativamente compacto para seu nível de luminosidade, medindo aproximadamente 32 cm por 10,9 cm por 32,5 cm (LxAxP) e pesando aproximadamente 6 kg. É capaz de projetar telas de até 300 polegadas (medida diagonal) ou 7,62 metros à distâncias de 1,4 a 13,6 metros da tela.

    Essas características colocam o DP8000 na categoria dos modelos transportáveis, isto é, leve o suficiente para ser levado de uma sala para outra, porém inadequado para ser carregado junto com a mala de viagem e o notebook por um profissional em trânsito.

    Além da luminosidade, uma das características mais atraentes do novo projetor da InFocus é seu número de entradas e saídas no painel traseiro, que tornam esse equipamento particularmente útil em qualquer aplicação. O DP8000 vem equipado com entrada de vídeo padrão SVideo, duas interfaces para computadores (SVGA1 e SVGA2), uma para vídeo composto padrão BNC (RGBHV, RGBS, RGSB) e DVI, todas acompanhadas por uma entrada de áudio estéreo. O sistema ainda dispõe de porta serial, USB e PS/2 para a conexão de periféricos ou comunicação direta com o PC.

    Os controles principais do DP8000 localizam-se na parte de cima do gabinete e são iluminados para facilitar o uso em ambientes escuros. Para dar liberdade de locomoção ao usuário, também acompanha o produto um pequeno controle remoto equipado com track ball - que pode ser usado para emular o movimento do mouse - e um apontador laser.

    Administração por rede

    Um dos recursos mais interessantes do DP8000 e que poderá interessar particularmente aos administradores responsáveis por grandes números de equipamentos é a tecnologia ProjectorNET. A solução permite monitorar o estado de qualquer projetor ligado à rede local da empresa por meio de uma porta padrão Ethernet, que já está disponível no DP8000 e, no futuro, equipará outros modelos por meio de acessórios.

    Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, o ProjectorNET não serve para transmitir apresentações ou conteúdo de áudio e vídeo pela rede para os projetores. A idéia por trás dessa tecnologia é fornecer uma ferramenta de gerenciamento e controle de eventuais falhas nos projetores conectados em rede, de maneira centralizada, onde quer que o responsável pelo gerenciamento se encontre.

    Por exemplo, se um projetor conectado na rede apresentar algum problema, o ProjectorNET é capaz de enviar um alerta - até por e-mail - para os responsáveis pela manutenção dos equipamentos, avisando sobre o mal funcionamento do equipamento.

    O sistema também é capaz de assumir o controle de cada projetor ligado à rede, para ser reconfigurado ou desligado remotamente - individualmente ou em grupos -, economizando o passeio do técnico de suporte até uma ou várias salas apenas para fazer isso. Dessa mesma forma, também é possível verificar como está a vida útil das lâmpadas e dos filtros nos projetores.

    Outro cenário interessante previsto pela tecnologia ProjectorNET é o alerta de segurança que entra em ação, caso um projetor fique desconectado da rede por algum tempo. Isso poderia ser interpretado como uma remoção não autorizada e as providências devidas podem ser tomadas o mais rápido possível.

    Para Luís Carlos de Carvalho, gerente de vendas da InFocus no Brasil, o ProjectorNET é um produto único no mercado mundial e que permite, inclusive, o controle de projetores já instalados nas empresas, garantindo o retorno sobre o investimento realizado.

    InFocus: (11)5535-3626 - http://www.infocus.com

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site