Imagem de fundo do header
Aker lança pacote de segurança quatro em um
Home  >  Review
REVIEW

Aker lança pacote de segurança quatro em um

O Aker Security Suite 4.0 pode ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas.O Aker Security Suite 4.0 pode ser utilizado por pequenas, médias e grandes empresas.

Kelli Gonçalves

Foto:

SEGURANÇA

A Aker Security Solutions reuniu em um único pacote as soluções de segurança necessárias para a proteção de pequenas, médias e grandes empresas. O Aker Security Suite 4.0 é composto por quatro aplicativos: Aker Log Analyser, Aker Web Content Analyser, Aker Encryption Client e Firewall Aker 4.0, a grande estrela do sistema. A empresa também oferece serviços de instalação, personalização e treinamento.

O preço do produto varia de acordo com o número de IPs da rede do cliente, números de usuários e módulos adquiridos. "Uma solução básica do Aker Security Suite 4.0 para 25 nós com módulos básicos custa aproximadamente R$ 2,5 mil. Esse valor pode chegar a R$ 80 mil ou mais, dependendo do perfil do cliente e dos serviços contratados", explica Rodrigo Fragola, diretor comercial da Aker.

O Aker Log Analyser é um gerador de gráficos estatísticos que trabalha em conjunto com o Firewall Aker. A principal funcionalidade desse aplicativo é registrar e documentar os eventos que acontecem dentro e fora da rede da empresa. O software tem capacidade de gerar gráficos de horas, semanas ou meses, relatórios de totalização do tipo "usuários com maior acesso", "máquinas que mais acessam", "páginas Web mais acessadas", entre outros. Para analisar e gerenciar a navegação dos funcionários, o pacote inclui o Aker Web Content Analyser, sistema de classificação automática de sites por categorias, que permite a autorização ou negação de acesso por usuário. O aplicativo é orientado por uma base de dados composta de URLs classificadas em mais de 20 categorias diferentes (sexo, notícias, esportes, música, etc.). Dessa forma, o administrador pode definir que tipo de informação determinados usuários podem ou não acessar.

O cliente de criptografia Aker é utilizado em conjunto com o Firewall Aker para o estabelecimento de canais seguros de comunicação (VPN, de Virtual Private Networking) via Internet ou redes WAN. A ferramenta utiliza um sistema de chaves simétricas de 256 bits e assimétricas de 1.024 bits, tem opção para a inserção de algoritmos criptográficos de terceiros e viabiliza a autenticação por usuários/senha, tokens e smart cards.

O carro-chefe do pacote da Aker é o Firewall Aker 4.0. Nesta versão, o aplicativo conta com proxies transparentes e não transparentes (personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente) e permite a utilização de certificados digitais de 1.024 bits e até 256 bits de criptografia simétrica com possibilidade de emprego de algoritmos proprietários, gerenciamento remoto em plataformas Windows (9x/Me/NT/2000).

O Firewall possui tolerância a falhas por meio da implementação de cluster, onde são definidas duas máquinas ativas, uma em modo Master e a outra em modo Slave. Caso a máquina Master suspenda as respostas por qualquer motivo, a máquina Slave assumirá o controle de maneira transparente para todos os usuários, mantendo a mesma configuração da máquina mestre.

Graças à integração com software antivírus, a ferramenta oferece controle dos arquivos anexados em e-mails, com geração de relatórios sobre mensagens aceitas e recusadas. Fica a critério do cliente estabelecer as regras que definem as políticas para envio e recebimento de mensagens e incluí-las no firewall.

A empresa que adquirir e implantar o pacote de segurança da Aker contará com suporte técnico, além da ajuda de manuais e tutoriais para configuração passo a passo dos programas. A Aker promete lançar uma atualização do pacote, a versão 4.5, ainda este ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site