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A melhor amiga da câmera digital
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A melhor amiga da câmera digital

Uma câmera digital e uma impressora fotográfica oferecem algo raro na fotografia convencional: gratificação instantânea. Mais do que nunca, esses equipamentos podem tornar-se convenientes minilabs caseiros para o profissional ou entusiasta.

Mário Nagano

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A melhor amiga da câmera digital
 Mário Nagano
 13/11/2002 08:43

Com a popularização das câmeras digitais, que estão a cada dia melhores e mais acessíveis, muitas pessoas começam a utilizar esse equipamento para registrar suas memórias, a exemplo do que já fazem hoje com as câmeras de vídeo - ou camcorders, como alguns preferem chamar.

Apesar das vantagens dessas tecnologias - entre elas, a velocidade na obtenção de resultados -, até recentemente não era tão rápido, por exemplo, obter uma cópia impressa da foto digital para que um parente ou conhecido a pendurasse na parede ou guardasse em seu álbum de retratos.

Para isso, era necessário baixar as imagens da câmera para o PC e reproduzi-las numa impressora com qualidade fotográfica ou então as encaminhar para um minilab digital. Em ambos os casos, levava-se algum tempo, que poderia variar de meia hora a vários dias.

Uma possível solução para esse problema chegou na forma das chamadas snapshot printers, impressoras de qualidade fotográfica capazes de reproduzir as fotos sem o uso de um PC. Tal façanha é possível graças à capacidade desses equipamentos de ler as imagens diretamente dos cartões de memória das câmeras, dispensando a passagem pelo computador antes de ir para a impressora. Alguns modelos incorporam recursos simples, como a seleção de imagens para a impressão, e outros mais sofisticados para recorte, tratamento da imagem e até a aplicação de efeitos especiais.

Tamanha facilidade permite que o usuário tenha à disposição muitas das ferramentas presentes em um laboratório fotográfico resumidas em um único equipamento, que pode ser montado em qualquer local, seja em casa, no trabalho, num quarto de hotel, loja de conveniência e até numa sala de conferência.

A impressora de fotos permite que o usuário tenha à disposição algumas facilidades de em um laboratório fotográfico, reunidas em um único equipamento, que pode ser montado em qualquer lugar.

Quem são e como funcionam?

Entre os equipamentos de pequeno porte para o mercado SOHO, as impressoras de fotografias podem ser separadas em dois grandes grupos: os modelos compactos que imprimem por meio de uma tecnologia conhecida como dye sublimation (sublimação de tinta) e os modelos a jato de tinta, que nada mais são do que impressoras convencionais especialmente adaptadas para a reprodução de fotos.

Como o próprio nome sugere, o sistema de sublimação utiliza uma técnica na qual a tinta - na forma de um filme que lembra um celofane colorido - é aquecida até o ponto de sublimação. O pigmento é então transferido para o papel na cor básica amarela que, combinada com outras camadas de cores complementares, (magenta e ciano), forma uma imagem policromática de padrões vivos. O resultado recebe ainda uma camada no final do processo que protege a imagem contra radiações ultravioleta.

A vantagem desse sistema é que, ao contrário de outros processos, é possível gerar tons uniformes, com resultados mais realistas, muito próximos dos obtidos pela fotografia convencional. Se comparadas com os modelos de jato de tinta, essas impressoras são relativamente compactas e fáceis de transportar. Alguns equipamentos, como a Olympus Camedia P200, podem até funcionar ligado a uma bateria recarregável, podendo acompanhar seu usuário em trabalhos de campo, onde não exista uma tomada elétrica por perto.

Como o custo de produção de uma impressora de sublimação de tinta aumenta significativamente com o tamanho da mídia compatível, a maioria dos modelos disponíveis não trabalha com formatos maiores que 10 cm por 18 cm, sendo o mais comum o de 10 cm por 15 cm, usado também em minilabs de revelação de uma hora.

A grande desvantagem do sistema de sublimação é seu custo por página impressa, que pode chegar até a R$ 3,20 por cópia, algo bem acima dos valores entre R$ 0,50 e R$ 0,75 cobrados pela ampliação de uma foto convencional. Por outro lado, por estarmos falando de fotografia digital, nem todas as imagens precisam ser impressas, apenas as preferidas do usuário.

O segundo grupo de impressoras analisado pelo PC World Test Center foi formado pelos modelos a jato de tinta com qualidade fotográfica. Apesar do tom de redundância - já que a maioria das atuais jato de tinta são capazes de reproduzir imagens de boa qualidade -, o que diferencia os modelos convencionais dos fotográficos é a maneira com que os drivers e os mecanismos do equipamento traduzem as informações das fotos para as cabeças de impressão e, conseqüentemente, para os ejetores de tinta.

Além das cores tradicionais (ciano, magenta e amarelo), alguns modelos utilizam outras adicionais (versões mais claras do ciano e do magenta), para criar impressões mais precisas e variadas do que as normalmente produzidas com apenas quatro cores. Entre os modelos analisados, tanto a Kodak Personal Picture Maker 200 quanto a Epson Stylus Photo 785 EPX utilizaram essa técnica.

Outra característica pouco divulgada é que as impressoras fotográficas costumam utilizar tintas pigmentadas (pigment-based) cuja impressão é mais durável do que as tintas baseadas em corantes líquidos (dye-based), usadas nas jato de tinta genéricas. Para mais detalhes sobre a durabilidade de documentos impressos em jato de tinta, veja o quadro Como aumentar a vida útil de suas fotos digitais.

Leia Também

Tabela de características
Impressoras: Para ser ecologicamente correto
Impressoras: Preservação: Como aumentar a vida útil de suas fotos digitais
Impressoras: Metodologia: Como foram realizados os testes
Impressoras: Metodologia: Comparando as impressões
Impressoras: Best Buy

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