Imagem de fundo do header
O pequeno brilhante
Home  >  Review
REVIEW

O pequeno brilhante

O novo projetor LP70, da InFocus, oferece boa resolução de imagem em um gabinete leve e compacto para carregá-lo a qualquer lugar

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Luminoso, leve e compacto
  • Contra:

  • Poucas entradas e saídas
  • Resumo:

  • Projetor multimídia padrão XGA de 1.100 ANSI lumens de brilho
  • Preço:

  • R$ 5.060
  • Empresa líder no mercado de projetores digitais, a InFocus trouxe para o Brasil mais um produto que promete, no mínimo, não quebrar as costas dos usuários: o novo LP70 é um modelo subcompacto que impressiona pelas suas dimensões reduzidas e características de imagem. Medindo apenas 19,9 x 6,34 x 14,9 centímetros e 1,09 kg de peso, o equipamento é especialmente indicado para os chamados road warriors, ou seja, profissionais que vivem em trânsito e precisam carregar seus projetores literalmente nas costas, de um lado para outro, para realizar suas apresentações, não raras vezes acompanhado do seu fiel notebook, pasta de documentos e até uma mala de viagem.


    LP70: subcompacto com resolução de 1.024 por 768 pontos padrão XGA


    Apesar de leve e compacto, as características técnicas do LP70 realmente impressionam por sua resolução de 1.024 por 768 pontos (XGA), 1.100 ANSI lumens de brilho, relação de contraste de 1:800 e que permite realizar apresentações em locais relativamente claros e até tranqüilos, já que o projetor produz algo em torno de 32 decibéis (dB) de ruído, bem abaixo do que pode ser considerado incômodo: 50 dB. A vida útil da lâmpada é estimada em 2 mil horas.

    Segundo representantes da empresa, o LP70 combina as características de outros dois produtos de sucesso da empresa: o LP130 e o UltraLight X350, de modo que tem condições de oferecer uma ótima combinação de tamanho, desempenho e possibilidade de expansão. A InFocus também declarou que o ganho de brilho do LP70 é devido ao fato de ser equipado com um novo DLP de 0,7 polegada XGA DMD DDR (Double Data Rate). Em termos simples, o ângulo de inclinação dos microespelhos do novo DLP passou de 10 para 12 graus, o que aumenta significativamente o rendimento desse componente, vital para a formação da imagem.

    Devido às suas características de portabilidade, o LP70 possui um conjunto mínimo de portas de entrada e saídas: uma entrada vídeo analógico, S-Vídeo e um conector padrão M1-D/A, capaz de receber sinais de vídeo padrão SVGA, DVI e até dados no padrão USB por meio de um cabo adaptador (USB + SVGA) que acompanha o produto. Curiosamente, o projetor também possui entrada de som e alto-falante embutido, algo incomum em equipamentos desse porte e uma comodidade a mais para o usuário.

    Além disso, o LP70 vem com um novo utilitário chamado Projector Manager que emula todas as funções do painel do projetor na tela do PC, o que permite reconfigurar e operar o equipamento remotamente pelo computador. Outra novidade implementada é a normalização da interface gráfica com o usuário — que lembra vagamente a estética do Windows —, que passa a ser única e de mesma aparência para todos os novos modelos.

    O equipamento veio acompanhado de um controle remoto simples e funcional, com as funções básicas de ligar e configurar, além de um apontador laser e um controle de mouse. A InFocus recentemente padronizou sua linha de acessórios, de modo que todos os modelos irão funcionar com apenas três tipos de controle remoto (com mais ou menos recursos), o que facilitará o uso, a troca e até a reposição desses acessórios.

    UNIFORMIDADE DE BRILHO

    Para a realização dos testes, utilizamos uma tela de projeção modelo NP60, cedida pela empresa Kreische Áudio e Vídeo, de Porto Alegre (www.kreische.com.br). Trata-se de uma tela de boa qualidade equipada com um sistema motorizado que baixa e levanta a tela com apenas um toque. Todo o sistema pode ser totalmente desmontado e transportado dentro de uma resistente bolsa de náilon que acompanha o produto.

    Nos testes realizados, o LP70 obteve 1,7 pontos no teste de uniformidade de brilho, 937 pontos no teste de luminosidade e 14,85 pontos nos teste de contraste. Para entender esses resultados veja nossa metodologia de testes em pcworld.terra.com.br/pcw/testes/projetores/0026.html. Se comparado com nossa última análise de projetores, o LP70 é tão luminoso quanto o LP340, e sua uniformidade de brilho ligeiramente melhor que o Proxima X350. (MN)

    InFocus Corporation : (11)5535-3626 - http://www.infocus.com

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site