Imagem de fundo do header
Guarda-costas do computador
Home  >  Review
REVIEW

Guarda-costas do computador

Programas antivírus, essenciais à segurança do computador, agora são do tipo instale e esqueça – protegem o PC sem que o usuário tenha que se preocupar com a configuração ou atualização do aplicativo.

Guarda-costas do computador

Foto:

Características
Pró:

  • Interface amigável e facilidade de uso
  • Contra:

  • Firewall precisa ser ativado manualmente
  • Resumo:

  • Software para proteção do PC
  • Preço:

  • R$ 79
  • Programas antivírus, essenciais à segurança do computador, agora são do tipo instale e esqueça – protegem o PC sem que o usuário tenha que se preocupar com a configuração ou atualização do aplicativo. Basta um ou dois cliques no mouse e o programa funciona sem que se note. É exatamente essa, digamos, a filosofia do recém-lançado McAfee VirusScan 7.0, da

    McAfee Security. Composto pelo antivírus propriamente dito, que também protege handhelds, e um firewall – que pode ser comprado separado –, o software é de fácil instalação, com opção de escolha entre português ou inglês. Assim que fica pronto para operar, o antivírus já vai logo avisando que se o usuário não fizer o registro, não será possível atualizá-lo nem as definições de vírus que mudam a cada dia.

    A monitoração constante do PC é feita pelo recurso Hawk (Hostile Activity Watch Kernel), uma espécie de cão de guarda que vasculha a máquina à procura de atividades suspeitas que indiquem que um vírus infectou o sistema – ele fica de olho no software, principalmente nos programas de e-mail (Outlook, Eudora e outros). Se aparecer um vírus, o ViruScan entra em ação e extermina o invasor. Outro recurso interessante, chamado Script Stopper, impede que a infecção se espalhe para outros computadores (esse é um ritual comum entre pragas virtuais, quando conseguem passar pelo filtro de e-mails).

    O firewall, configurado à parte, filtra ou bloqueia o acesso do computador à internet e funciona na mesma linha do ViruScan – sem que o usuário precise esquentar a cabeça. A única diferença é que o recurso precisa ser ativado manualmente, já que permite configurações diferenciadas: filtrar o tráfego de rede que passa pelo PC, impedir ou permitir todos os acessos à máquina. O firewall ainda exibe todos os programas que usam algum recurso de comunicação por rede em uso no computador e, dependendo do modo escolhido, uma janela “salta” na tela informando que um programa quer trocar dados com a internet, seja o Internet Explorer ou um protocolo do próprio Windows. Cabe ao usuário determinar como quer ser notificado pelo software.

    Completa o pacotão de segurança o McAfee ViruScan Wireless, que protege dispositivos sem fio, como Palms e Pocket PCs, vistos como as futuras vítimas de ataques. Em um Palm m505, o antivírus instalou um pequeno aplicativo no handheld, que passou a ficar protegido em toda sincronização com o PC.

    O McAfee ViruScan 7.0 roda em PCs com praticamente qualquer versão do Windows (95, 98, Me, XP, NT e 2000) e sua configuração mínima é um Pentium 100 MHz com 32 MB de RAM e 61 MB de espaço livre em disco. (HM)

    Network Associates: (11)5505-7371 - http://www.networkassociates.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site