Imagem de fundo do header
Mais um CD-RW no páreo
Home  >  Review
REVIEW

Mais um CD-RW no páreo

A nova DragonWriter MS-8348, da MSI, incorpora tecnologia que evita erros de gravação

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Ótimo desempenho, fácil instalação e uso
  • Contra:

  • Nenhum
  • Resumo:

  • Gravador de CD-RW de 48x16x48x
  • Preço:

  • US$ 64
  • Mais conhecida no Brasil pela sua linha de placas-mãe e placas de vídeo de alto desempenho, a MSI também possui uma pequena linha de gravadoras de CDs, CD-RW e DVDs, sendo que o mais novo membro dessa linha é a DragonWriter MS-8348 (48x16x48x), prevista para chegar este mês ao mercado. Desenvolvida para funcionar como um unidade interna do PC de, a MS-8348 tem 5,25 polegadas e utiliza o padrão E-IDE/ATAPI capaz de gravar um CD-R a 48x, regravar um CD-RW a 16x e ler um CD a 48x. No geral, entretanto, trata-se de um equipamento convencional em todos os sentidos, o que até facilita a sua instalação e uso.


    MS-8348: uso da tecnologia ExacLink contra perda da gravação ou da mídia


    Um dos grandes atrativos da MS-8348 é o uso da tecnologia ExacLink que oferece proteção contra os temidos erros de buffer underrun, que normalmente levam à perda da gravação ou até da mídia. Segundo a Oak Technologies, empresa que produz o chipset usado na MS-8348, o ExacLink permite a gravação de CDs em alta velocidade sob as condições mais desfavoráveis, independente do desempenho da máquina ou tamanho do buffer da leitora – o da MSI tem 2 MB, alguns modelos já chegaram a ter 8 MB.

    Essa bruxaria ficaria por conta da capacidade do ExacLink de pausar a gravação quando o fluxo de dados se interrompe devido a outro processo em andamento no PC. Quando o fluxo de dados retorna, o processo é reiniciado no ponto exato onde havia parado, com a mesma potência e freqüência do laser, o que da a impressão de que a gravação não havia parado.
    Nos testes realizados com o Nero CD-Speed, a MS-8152 obteve um desempenho médio de 37,1x, variando entre 22,4x e 47,9x, prova de que a MSI entrega o que promete. Nos testes de gravação de mídia, utilizando a versão do Nero Burning ROM que a acompanha, a unidade foi capaz de gravar um CD-R em 5min56s em média, a 32x.

    O que chamou a atenção foi o fato de o Nero ser capaz de verificar previamente a mídia e determinar a velocidade máxima em que ela pode ser gravada, tanto o CD quanto o CD-RW. Trata-se de uma segurança adicional que pode prevenir problemas posteriores. (MN)

    Digitat Comercial: (11) 3887-8797 - http://www.digitat.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site