Imagem de fundo do header
XP 64 bits chega à versão final
Home  >  Review
REVIEW

XP 64 bits chega à versão final

Novo sistema operacional da Microsoft se parece com as versões beta e pode até ser confundido com o XP atual. Veja o teste.

Paul Thurott, PC World (EUA)

Foto:

A Microsoft lança hoje (25/4) a versão final do Windows XP Professional x64 Edition, primeiro sistema operacional da fabricante compatível com computadores de 64 bits. Testada por PC World, o XP x64 não trouxe surpresas. O sistema parece muito com as versões beta e pode ser confundida até com a versão 32 bits do XP Professional.

Após uma semana de uso do XP x64 versão final, há uma grande diferença em relação às versões de teste: O Windows Update, recurso de atualizações do sistema, traz o Service Pack 1 (SP1) do Windows Server 2003, versão para servidores do Windows. Isso faz todo sentido, já que o XP x64 tem sua estrutura baseada no código do Windows Server 2003 SP1. Segundo a Microsoft, é o Windows mais seguro já criado pela companhia.

Assim como nas versões prévias, a compatibilidade com aplicativos ainda é um tanto confusa. O programa teve aprimoramentos, entretanto. A Microsoft corrigiu os erros relacionados ao Windows Media 9 que atrapalhavam a instalação de outros aplicativos (como o Adobe Photoshop Elements 3.0) e a instalação do Office 2003 com SP1 ocorre sem problemas, o que é muito bom.

Outros aplicativos, entretanto, agora mostram estranhas mensagens de erro. O iTunes, da Apple, mostra uma mensagem alertando que os "drivers do aplicativos são válidos porém incompatíveis" com a versão 64 bits do Windows.

Encontrar drivers compatíveis com o XP de 64 bits ainda vai ser um problema por algum tempo. A Microsoft também sabe que a plataforma x64 também não vai ser a mais popular na data do lançamento do Longhorn, sistema sucessor do Windows, em 2006. De acordo com a fabricante, o XP x64 inclui 15 mil drivers, mais do que qualquer outra versão prévia do Windows, e novos drivers estarão disponíveis via Windows Update no futuro. A companhia diz que 400 fabricantes de software e hardware estão atualizando seus produtos para ter total compatibilidade com o XP x64 (que pode ter uma versão de testes baixada do site da Microsoft).

Leia Também

Windows XP ruma para os 64 bits
Windows Server ganha pacote de segurança

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site