Imagem de fundo do header
Impressão laser sem problemas
Home  >  Review
REVIEW

Impressão laser sem problemas

Conheça os principais problemas e saiba como resolvê-los sem precisar de assistência técnica.

Kirk Steers, PC World (EUA)

Foto:

Impressão laser sem problemas
 Kirk Steers, PC World (EUA)
 24/05/2005 16:26

Impressoras laser pessoais combinam a economia e a qualidade de impressão dos modelos corporativos com o preço reduzido. E, por ficarem em casa ou em um pequeno escritório, falta um departamento de tecnologia para fazer a manutenção apropriada ao equipamento. Selecionamos algumas dicas para resolver seus problemas com a impressora laser.

Pergunte à ajuda: Vale a pena tentar ajuda no Centro de Suporte do Windows. No XP, vá ao menu Iniciar e selecione Ajuda e Suporte. Escolha a opção "Imprimindo ou usando aparelhos de fax" e em "Solucionando um problema de impressão". Siga os passos para tentar corrigir os possíveis problemas.
  
Verifique o básico: Se a impressora está ligada na tomada mas não dá sinais de vida, verifique a instalação elétrica (fusíveis e disjuntores). Desconecte as duas pontas do cabo USB ou paralelo que liga o PC à impressora. E, finalmente, veja se o botão online/offline no painel frontal não foi pressionado inadvertidamente.

Imprima a página de teste: A maioria das impressoras roda um teste automático se você pressionar um ou mais botões no painel de controle enquanto o equipamento é ligado (veja o manual da impressora para descobrir qual a combinação de botões correta). Se a página de teste saiu sem problemas, o problema então pode ser do cabo, do PC ou do software. Se a página não saiu boa, veja a tabela abaixo para uma lista de problemas comuns e suas soluções.

O mais atual: Instale os drivers e o firmware mais atuais para a impressora, disponíveis no site do fabricante. Para instalar um novo driver no Windows XP, vá ao menu Iniciar, Impressoras e Aparelhos de Fax e escolha Adicionar uma impressora. O Windows irá guiá-lo pelo processo completo.

Sem papel preso: Sempre remova qualquer papel amassado dentro da impressora. O certo é sempre puxa pela direção que a folha se move dentro da impressora. Se os entupimentos (jam paper) são crônicos, desconecte o equipamento da tomada, espere esfriar, remova o cartucho do toner e examine o interior da impressora em busca de qualquer sujeira que impeça a passagem do papel.

Cheque as conexões: Se a impressora usa uma conexão USB, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows (no Windows XP, vá ao Menu Iniciar, Painel de Controle, clique em Sistema, selecione a opção Hardware e vá o botão Gerenciador de Dispositivos) e veja se não há um X vermelho ou um ponto de exclamação em um círculo amarelo perto dos dispositivos USB. Se algum ícone desses aparecer, a conexão da impressora com o PC está com problemas. Se a impressora para de funcionar quando o computador volta do modo de hibernação ou de espera, dê dois cliques nos hubs USB (root hub) e selecione Gerenciamento de Energia. Remova a opção "Computador pode desligar o dispositivo para economizar energia". No caso de hubs USB problemáticos, tentar conectar a impressora direto ao PC também resolve o problema.

Os problemas mais comuns nas impressoras laser:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site