Imagem de fundo do header
Via lança placa-mãe com novo chip set gráfico da S3
Home  >  Review
REVIEW

Via lança placa-mãe com novo chip set gráfico da S3

Solução do tipo tudo-em-um é indicada para integradores e fabricantes OEM.

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Plataforma rica em recursos, compatível com memórias DDR.
  • Contra:

  • É necessário retirar a placa de vídeo para desinstalar os pentes de memória.
  • Resumo:

  • Placa-mãe padrão Baby-ATX com DDR para Pentium 4.
  • Preço:

  • US$ 170
  • A via technologies, por meio da divisão VPSD (Via Platform Solutions Division), lançou recentemente a sua mais nova placa-mãe P4MA, baseada no chip set Apollo P4M266 e que será produzida no país pela Flextronics.

    Mesmo na sua versão mais simples, a placa da Via incorpora um número notável de inovações tecnológicas já integradas, tornando-a uma plataforma muito interessante para a montagem de PCs de mesa, estações de trabalho e até pequenos servidores baseados no processador Pentium 4.

    Entre as grandes novidades introduzidas na P4MA, está o subsistema de vídeo on-board S3 ProSavageDDR AGP 4X, baseado no chip set S3 ProSavage 8. Como em outros chip sets desse tipo, a memória de vídeo é compartilhada com a RAM principal. A interface se beneficia do melhor desempenho proporcionado pelas memórias DDR, algo que não ocorria nos modelos com SDRAM. Outro ponto positivo da placa é a presença de um slot AGP 4X, que viabiliza futuras atualizações do sistema de vídeo.

    Para a realização dos testes da placa-mãe da Via, contamos com a colaboração da Intel do Brasil que enviou ao PC World Test Center seu último modelo Pentium 4 de 2,4 GHz e um cooler compatível com o processador. A instalação foi extremamente simples, bastando acomodar o processador no soquete de 478 pinos da placa e o cooler, o que pode ser feito sem o uso de ferramentas.

    O computador de teste ainda recebeu um pente de memória DDR de 256 MB, além de um disco de 6 GB e uma unidade de CD-RW 12X8X32X, da LG. Nos testes de simulação de uso de aplicativos de escritório, o P4MA obteve 102,6 pontos no PC WorldBench 4, 187 pontos no SYSmark 2001 (208 pontos no Internet Content Creation e 169 pontos no Office Productivity).

    Nos testes sintéticos realizados com o novo PCMark 2002, da MadOnion, o sistema obteve 5.519 pontos no CPU Score, 3.537 pontos no Memory Score e 720 pontos no HDD Score.

    Nos testes de desempenho em 3D, a placa da Via obteve 767 pontos no 3DMark 2001 SE e, nos testes com o Quake III Arena, alcançou 46,3 qps (quadros por segundo), no modo de tela de 800 por 600 pixels com cores de 32 bits, e 59,9 qps, no modo de tela de 640 por 480 pixels com cores de 16 bits.

    Para avaliar o possível ganho proporcionado por uma placa de vídeo externa, instalamos um modelo PixelView GeForce MX 440, da Prolink, que apresentou resultados muito interessantes: a pontuação média do 3Dmark 2001 SE pulou para 5.569,6 e, nos testes com o Quake III, o número de quadros saltou para 183,8 qps e 237,1 qps, respectivamente nos modos de 800 por 600 e 640 por 480 pixels.

    Via Technologie:

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site