Imagem de fundo do header
PC à moda da casa
Home  >  Review
REVIEW

PC à moda da casa

O computador da Dell combina desempenho com concepção de construção única.

Mário Nagano

Foto:

Características
Pró:

  • Construção sólida, silencioso e com ótimos recursos de gerenciamento remoto.
  • Contra:

  • Padrões de formato meio proprietários, principalmente em relação à placa-mãe.
  • Resumo:

  • PC de mesa com Pentium 4 de 2,0 GHz (FSB de 400 MHz) e 512 MB de SDRAM DDR.
  • Preço:

  • R$ 7.219,54 (sem frete)
  • Considerada uma das maiores fabricantes mundiais de computadores, a Dell Computadores é tão grande que pode se dar ao luxo de criar seus próprios desenhos de PCs, sem seguir muito os padrões do mercado. Nesta edição o PC World Test Center analisou um dos modelos topo de linha da empresa, o OptiPlex GX260, equipado com um processador Pentium 4 de 2 GHz, 512 MB de memória SDRAM DDR de 266 MHz, DVD-ROM e disco rígido de 40 GB padrão Ultra ATA/100 e 7200 rpm. Complementa a máquina um monitor Dell E771 de 17 polegadas, mouse, teclado e caixas de som estéreo. O sistema operacional é o Windows XP Professional Edition em português.


    O GX260 apresenta projeto mecânico arrojado


    Baseado nas primeiras versões do chip set Intel 845G - com barramento de dados (FSB) de 400 MHz, vídeo on-board e slot AGP -, e apesar de não ser mais o topo de linha, o GX260 esconde alguns atrativos que vão além da simples velocidade do processador.

    Voltado especialmente para o mercado corporativo, o equipamento incorpora vários recursos muito apreciados por gerentes de TI, tais como a capacidade de checar remotamente o número de série de seus vários componentes internos, assim como alertar o administradores - via rede - que um de seus componentes está com problemas. Isso é feito por meio de programas de gerenciamento que podem vir pré-instalados de fábrica, bem como com a presença de sensores de abertura no gabinete.

    Disponível nos formatos mini-desktop, desktop e torre, analisamos esta última opção, que surpreende pela originalidade de seu projeto mecânico. Apresentado na cor preto-fosco com detalhes em cinza, à primeira vista, o gabinete do GX260 não chama muito a atenção. Entretanto, ao pressionar os grandes botões existentes no topo e na base do gabinete, este se abre em duas partes como um livro, sendo que o melhor jeito de fazer isso é com o gabinete deitado lateralmente. Feito isso, a parte de cima se levanta, travando na posição máxima por meio de dispositivos com molas. Isso revela todo o interior do OptiPlex, que pode ser praticamente desmontado sem o uso de ferramentas, já que a maioria dos componentes do PC são fixados por meio de travas e lingüetas devidamente identificadas pelas pontas na cor verde. O gabinete tem ainda fixadores no seu interior, de modo que o usuário não tenha dificuldades para instalar alguns periféricos extras.

    Curiosamente, o cooler do processador não possui ventoinha. Em vez disso, o fluxo de ar que refrigera o irradiador de calor do chip é gerado pelo mesmo ventilador que retira o ar do gabinete.

    Essa concepção de engenharia, entretanto, traz vantagens e desvantagens. A pior delas está no fato de que tanto o gabinete quanto a placa-mãe não seguem fielmente os padrões de mercado como o ATX, o que torna praticamente impossível instalar uma placa-mãe de outra marca do OptiPlex e vice-versa.

    Na análise realizada, o GX260 obteve 115,7 (112,3) pontos no PC WorldBench 4. Nos testes sintéticos com o PCMark 2002, o computador da Dell obteve 4.903 pontos, no CPU Score, 4369 (4.422) pontos, no Memory Score, e 857 (1.005) pontos, no HDD Score. Na análise de desempenho em 3D, o sistema de vídeo da Intel obteve 1.338 pontos, no 3DMark 2001 SE, e nos testes com o Quake III Arena, o GX260 alcançou 36,8 quadros por segundo (qps), no modo de tela de 1.024 por 768 pixels em cores de 32 bits, e 116,23 qps, no modo de tela de 640 por 480 pixels em cores de 16 bits.

    No geral, trata-se de um ótimo desempenho para um equipamento com suas características, muito próximas do MIS da Accept, equipado com processador de 2,53 GHz FSB de 533 MHz e a mesma quantidade de memória.

    Dell Computadores: 0800-902035 - http://www.dell.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site