Imagem de fundo do header
Como um carro popular
Home  >  Review
REVIEW

Como um carro popular

Positivo adianta-se ao projeto PC Conectado do governo federal e lança micro de 1.599 reais movido a Windows XP Starter Edition. Veja o teste.

Mário Nagano

Foto:

Enquanto o governo federal faz reuniões para definir a proposta do computador de baixo custo para seu projeto de inclusão digital – o chamado PC Conectado – algumas empresas não perderam tempo e desenvolveram versões “inspiradas” na iniciativa governamental. É o caso do equipamento Positivo Celeron D 315 Starter Edition, da Positivo Informática, equipado com o Windows XP Starter Edition, sistema operacional anunciado em abril pela Microsoft.

O equipamento lembra a proposta dos primeiros carros populares com motor 1.0: acabamento simples, preço relativamente acessível e desempenho modesto. Ou seja, nada que empolgue o consumidor mais exigente, mas um apelo para aqueles que sempre andaram a pé – neste caso, quem nunca teve um computador. O Positivo Celeron D 315 Starter Edition, de 1.599 reais, vem com monitor de 15 polegadas, chip de 2,26 GHz, 128 MB de memória SDRAM DDR 266, disco rígido de 40 GB, gravador de CD-RW, placa de rede e caixas de som.

Para ficar nessa faixa de preço, o computador combina algumas recursos atuais com outros mais antigas. O processador Celeron D315, por exemplo, é um produto recente que utiliza a mesma tecnologia de 90 nanômetros dos chips Pentium 4 Prescott.

Em contrapartida, as memórias do tipo DDR 266 são um tanto ultrapassadas, e o disco rígido é um Seagate Barracuda ST340015A de 5.400 rpm (os modelos mais novos são de 7.200 rpm). O conjunto de software inclui o pacote de aplicativos de escritório Open Office 1.1 e o Adobe Reader 7, entre outros programas – um software antivírus cairia bem.

Devido às limitações impostas pelo Windows Starter Edition, não foi possível executar testes de aplicativos como o PC WorldBench e o Sysmark. Mas realizamos algumas análises sintéticas. Foi possível levantar números de desempenho em processamento (2.898 pontos), memória (1.936 pontos) e disco (2.417 pontos).

No 3Dmark 2001 SE, o PC da Positivo bateu 929 pontos e 30,9 qps (quadros por segundo) no Quake III no seu modo mais simples (640 por 480 em Hi-Color). Se comparado com o Dimension 2400, da Dell, equipado com Celeron de 2,4 GHz, analisado em setembro de 2004, ganhou apenas no desempenho do processador.

Esses números mostram que o equipamento da Positivo não está preparado, por exemplo, para executar jogos atuais, que pedem no mínimo 256 MB de RAM, placa 3D compatível com DirectX 9 e, em alguns casos, drive de DVD-ROM.

Preço: R$ 1.599
Onde encontrar: Casas Bahia e Ponto Frio

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site