Imagem de fundo do header
DataFlex 3.1d para Linux
Home  >  Review
REVIEW

DataFlex 3.1d para Linux

Nova versão de tradicional ferramenta para desenvolvimento de aplicações de banco de dados.

PC World

Foto:

Características
Resumo:

  • Programa para desenvolvimento de aplicações que utilizem bancos de dados.
  • A Data Access Corporation desde 1976 oferece ferramentas de desenvolvimento de aplicativos que utilizam banco de dados. A política da empresa é tornar seu carro-chefe, o DataFlex, o mais portável possível, oferecendo versões para as mais diversas plataformas, em 38 países e nove idiomas diferentes.

    Para se juntar às versões disponíveis para os ambientes SCO Unix, IBM AIX, HP-UX, Sun Solaris, MIPS ABI, DOS, Novell, Windows 95/98/NT e Compaq/Digital, a empresa lançou o DataFlex 3.1d para Linux. A Data Access vê nessa plataforma uma grande oportunidade de expandir a utilização de seus produtos, devido ao crescimento do sistema operacional Linux no mundo e no Brasil.

    Essa versão foi desenvolvida para o Linux RedHat 5.0 kernel 2.032 e para o Caldera 1.2 kernel 2.033. Usuários do Conectiva Guarani 3.0 devem consultar o suporte da empresa e obter auxílio nas pequenas adaptações necessárias ao funcionamento do programa. O CD-ROM do programa contém as versões para todas as plataformas, mas o usuário só consegue instalar aquela que está registrada.

    Existe uma vasta documentação eletrônica para auxílio ao usuário, que pode ser consultada utilizando-se o Adobe Acrobat Reader. Estão disponíveis os guias de Atualização DataFlex e Usuário DataFlex, além dos manuais UIMS Reference, UIMS Handbook, Enciclopédia DataFlex e Desenvolvendo Aplicações com DataFlex.

    Diversos recursos foram adicionados a esta versão do DataFlex. Entre eles, destaca-se a compatibilidade com a utilização de datas além do ano 2000 (Y2K). Aplicações desenvolvidas em versões anteriores também podem se beneficiar desse recurso. No caso dos programas, basta adicionar duas linhas de código e posteriormente recompilá-los. Uma delas obriga a gravação de dados inseridos com dois dígitos na forma de quatro dígitos. A outra, que permite a entrada de dados de dois dígitos com datas posteriores ao ano 2000, define um ano pivô a partir do qual valores acima serão tratados como referentes ao século XX, e abaixo, ao século XXI.

    Mas também é necessário converter datas nas bases de dados atuais. Para isso, pode-se utilizar o utilitário Conv2000 para transformar datas para quatro dígitos.

    É possível desenvolver com o DatFlex aplicações que trabalham com outros bancos de dados, como o IBM DB2 Universal Database, o Pervasive.SQL e os compatíveis com o ODBC 32 bits. Contudo, elas deverão ser executadas em modo caractere nas plataformas Windows 95, NT e Unix.

    Para aqueles que desejam portar produtos desenvolvidos no Linux para a plataforma Windows de 32bits, o DataFlex incorpora novas funcionalidades como trabalho com programas do tipo DLL, utilização da fila de impressão do Windows e maior rapidez no acesso aos dados, utilizando o Console Mode.

    Para dar maior flexibilidade ao desenvolvedor, foram adicionados 13 novos comandos ao programa. É possível agora desenvolver aplicações com 16 milhões de linhas ou de objetos. A quantidade máxima de classes é de 32 mil contra as 2 mil permitidas nas versões anteriores.

    Os programas criados podem ter um tamanho de até 2 GB. Objetos são criados em uma velocidade 30% mais rápida, o que melhora o tempo de carga e execução.

    A empresa oferece, gratuitamente, aos usuários registrados a atualização da versão 3.1c do produto para a atual, de duas formas: pela Internet ou por meio de distribuidores locais.

    Outros serviços oferecidos por um período de 30 dias, sem custo adicional, são o auxílio à instalação do produto e a adaptação de aplicativos desenvolvidos nas versões anteriores, para um melhor aproveitamento dos novos recursos.

    Data Access Brasil: (11)284-4277; fax (11)284-1579 - www.dataaccess.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site