Imagem de fundo do header
Editor web para novatos
Home  >  Review
REVIEW

Editor web para novatos

O Contribute é destinado a usuários iniciantes que desejam modificar páginas na internet

Henrique Martin

Foto:

Características
Pró:

  • Interface intuitiva
  • Contra:

  • Falta de editor de HTML para usuários avançados
  • Resumo:

  • Aplicativo para atualização de conteúdo na web
  • Preço:

  • US$ 99
  • O fim da confusão com código HTML na hora de editar uma página na internet está próximo. Pelo menos é o que promete a Macromedia com o lançamento do Contribute, um editor de página web desenvolvido para plataforma Windows, destinado a usuários que não têm experiência de uso nesse tipo programa. O PC World Test Center avaliou a versão em inglês do software que chega este mês ao mercado e que em março deve ter lançado o seu release em português.

    O software, de fácil instalação, não é entretanto para o uso em design de sites. Ele apenas se conecta à página, permite a alteração de texto e imagens e a criação de novas páginas – em branco ou usando modelos –, e só. Não pense que dá para fazer grandes elaborações em sites usando o Contribute. Para isso existem outros programas, como o Microsoft FrontPage ou o Macromedia Dreamweaver MX.


    Contribute: comandos na base do “selecionar e clicar”


    Com interface simples, o Contribute também é um navegador de internet. A idéia é acessar um site específico a ser modificado – como uma página pessoal ou mesmo o site de uma empresa – e, com três cliques do mouse, estabelecer uma conexão direta para edição. Com a página carregada no browser, basta clicar em “Edit Page” e daí proceder a troca de conteúdo, apenas com botões similares ao de qualquer editor de texto (como formatação de fonte, alinhamento de texto, criação de tabelas e links e inserir imagens). Quer colocar um texto direto do Word ou do Excel? Basta arrastar e soltar que o Contribute faz a tarefa. Após as mudanças, basta clicar em “Publish” e as informações serão atualizadas. Também dá para salvar as informações e publicar mais tarde.

    Não espere, porém, encontrar algum rastro de HTML ou alguma outra linguagem de programação para internet no Contribute. Todos os comandos são feitos na base do “selecionar e clicar”, o que ajuda muito o usuário iniciante, mas prejudica os mais avançados. Com tanta facilidade, o único momento em que o usuário pode ter alguma dúvida é na hora de criar uma conexão com o servidor, já que requer algumas configurações, como o modo de conexão ao servidor (FTP ou local).

    Para atualizar um site pessoal criado e hospedado no serviço Kit.net, com acesso via FTP, não enfrentamos problemas para trocar informações e imagens, bem como para criar novas páginas. (HM)

    Macromedia: (11) 5185-2824 - http://www.macromedia.com.br

    Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site