Imagem de fundo do header
Exponha suas idéias e deixe o resto por conta do programa de apresentação
Home  >  Review
REVIEW

Exponha suas idéias e deixe o resto por conta do programa de apresentação

A oratória é uma arte que poucos dominam. Os programas de apresentação existem justamente para auxiliar o palestrante a se comunicar, não apenas com palavras, mas também com elementos visuais que reforcem a mensagem.

Denise Goya

Foto:

A oratória é uma arte que poucos dominam. E raras são as pessoas que possuem o dom de expor idéias com clareza e impacto, de modo que o público se sensibilize e entenda o recado. Os programas de apresentação existem justamente para auxiliar o palestrante a se comunicar, não apenas com palavras, mas também com elementos visuais que reforcem a mensagem.

Os programas de apresentação disponíveis hoje em dia se preocupam em agilizar ao máximo a criação de telas. São capazes até de ajudar na redação do conteúdo, para vários estilos de reuniões e exposições. Recursos de animação e ilustração de informações podem ser aplicados sem que o usuário perca muito tempo elaborando-os. Felizmente, as características desses programas têm sido aprimoradas ao longo dos anos para que os palestrantes se ocupem cada vez mais com o desenvolvimento do conteúdo (e cada vez menos com a aparência e efeitos visuais, que ficam a cargo do programa).

Para escolher qual programa de apresentação usar, há vários critérios que dependem principalmente da preferência pessoal do usuário, pois a interface acaba sendo decisiva na hora de conquistar o usuário. Mas existem outros elementos importantes que merecem atenção.

Em uma apresentação, é fundamental que não haja erros de digitação, portanto é indicado que a ferramenta de revisão ortográfica aponte possíveis erros em texto, tabelas e diagramas. Durante uma palestra, pode ser necessário voltar a uma tela qualquer e para isso o programa deve ser flexível o bastante para ajudar a localizar rapidamente o slide. Bibliotecas de desenhos, sons e filmes também são muito úteis, mas devem ser organizados de forma que o usuário não desperdice tempo procurando algum objeto.

O programa também deve oferecer opções variadas para imprimir as palestras, prevendo espaços para notas e comentários. Para distribuição da apresentação, normalmente o usuário precisa transportar para outra máquina ou divulgar para outras pessoas. Características para gravar em disquetes um módulo auto-executável da apresentação ou compatibilidade com formatos da Web e sistemas de groupware são muito bem-vindas.

Atualmente, existem quatro programas de apresentação, comercializados no Brasil. Três deles são embutidos em pacotes de aplicativos de produtividade básica da Microsoft, Corel e Lotus. O outro é desenvolvido pela Astound Incorporated, especializada em programas para treinamento e apresentação multimídia. Confira, a seguir, o que cada um deles tem a oferecer.


Próximo texto»

Leia Também

Astound 6.0 for Windows
Corel Presentations 9
Freelance Graphics Versão 9
Microsoft PowerPoint 2000
Best Buy
Exponha suas idéias e deixe o resto por conta do software de apreentação
Box: Dicas para uma apresentação bem sucedida
Box: Outra forma de apresentar pela Internet
Tabela de características

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site