Imagem de fundo do header
ACT Server
Home  >  Review
REVIEW

ACT Server

Se a sua necessidade é uma máquina de alto poder de processamento, sua escolha pode ser um servidor ACT Server, da Alcabyt.

Fábio Rossatti Gianzanti

Foto:

O ACT Server enviado para a avaliação pelo IDG Test Center representa quase o topo do mercado, quando avaliada pelo seu desempenho. Equipado com dois processadores Pentium II de 333 MHz e 256 MB de memória, essa máquina comporta facilmente a demanda exigida por servidores de arquivos, servidores Web e estações gráficas de alto desempenho.

A configuração completa do servidor conta ainda com uma placa-mãe Intel N440BX, compatível com processadores de no mínimo 333 MHz, cache primário (L1) integrado de 32 KB e cache secundário (L2) de 512 KB com ECC (Código de Correção de Erro). Trabalha somente com memórias SDRAM PC/100 de 100 MHz, que são mais velozes que as tradicionais, particionadas em quatro bancos DIMM. É possível instalar um total de até 1 GB de memória RAM.

Completam ainda as características dessa placa-mãe uma interface de rede de EtherExpress Pro/100+ de 100 Mbps e um chip controlador SCSI Ultra de canal duplo SYM53C876 Symbios, integrado ao barramento PCI. Esse controlador é capaz de trabalhar nos modos SCSI Fast de 8 ou 16 bits, a uma velocidade de processamento de 10 ou 20 MB/s, ou então no modo SCSI Wide Fast-20, trabalhando a velocidades de 20 ou 40 MB/s. A placa de vídeo, Cirrus GD5480, também é embutida na placa-mãe, possui 2MB de memória de vídeo e pode alcançar a resolução máxima de 1.024 por 768 pontos, com no máximo 256 cores.

Acompanhando essa placa-mãe estão um disco rígido padrão SCSI, da Seagate, modelo Barracuda ST39173W, de 8 GB, uma unidade de fita DDS da Sony também padrão SCSI, modelo SDT-5000 e uma unidade de CD-ROM 32X, padrão IDE.

Os conectores presentes no painel traseiro do servidor são para mouse, padrão PS/2, para teclado, padrão mini-DIN, para porta paralela e para porta serial, conector VGA e um conector para o cabo de rede. Apesar de possuir o barramento USB, essa placa-mãe não apresenta esse tipo de conectores em sua saída.

Para podermos testar eficientemente esse servidor, foi necessário instalar o sistema operacional Windows NT Server versão 4.0, pois de outra forma não poderíamos tirar proveito do alto rendimento proporcionado pelos dois processadores, já que o Windows 98, plataforma padrão de testes na PC World, não é compatível com essa característica.

O aplicativo usado para medir o desempenho do servidor foi o PC WorldBench, compatível também com o Windows NT. Entretanto, a avaliação feita é destinada principalmente para testar máquinas que serão utilizadas por usuários corporativos, que utilizam aplicativos comumente encontrados no mercado. Apesar de testar a máquina como um todo, influenciando nesse caso tanto a velocidade do processador quanto o desempenho do disco, entre outros detalhes, não foi possível testar seu comportamento como servidor de arquivos ou aplicativos para múltiplos usuários.

Nos testes, o servidor trabalhou com todos os aplicativos sem problemas, o Microsoft Word 97, Lotus WordPro 97, Microsoft Excel 97, Lotus 1-2-3 97, Corel Paradox 8.0 e o Micrografix Picture Publisher 7.0. Após executar os testes três vezes consecutivas, para reduzir a possibilidade de erros na medição, o servidor da Alcabyt alcançou a marca de 187 pontos. A título de comparação, obtivemos em testes passados o índice de 159 pontos ao testar um computador com Pentium II de 300 MHz com 64 MB de RAM e 100 pontos em um modelo com Pentium MMX de 200 MHz e 32 MB de RAM.

A configuração testada será comercializada por R$ 7.500,00 mas a Alcabyt oferece ao usuário a possibilidade de configurar a máquina de acordo com as suas necessidades. Itens como memória, velocidade do processador, tamanho do disco rígido, entre outros podem ser alterados livremente. - FRG

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site