Imagem de fundo do header
Páginas com maior rapidez
Home  >  Review
REVIEW

Páginas com maior rapidez

Parte do pacote Creative Suite 2, o Adobe InDesign CS2 reduz diversas tarefas repetitivas e acelera o trabalho dos designers para criar páginas.

PC World (EUA)

Foto:

Não se engane: layout de página envolve muito trabalho repetitivo. Designers cortam, copiam, colam, aplicam estilos e colocam tags em imagens, entre outras tarefas, milhares de vezes por dia. Embora como um todo o pacote Creative Suite 2, da Adobe Systems, tenha aprimorado seu fluxo de trabalho, particularmente com o acréscimo do novo gerenciador de ativos Bridge, no InDesign CS2 a empresa se concentrou em reduzir as etapas de tarefas repetitivas. Um primeiro exame em uma versão beta do aplicativo indica que a Adobe conseguiu.

Diversos aprimoramentos otimizam o processo de layout, incluindo opções de controle mais precisas para estilos de texto e parágrafo e mais ferramentas para manipulação de objetos. O recurso de edição de texto se assemelha mais a um processador de texto, com capacidades como arrastar e soltar, correção ortográfica ao digitar e suporte a notas de rodapé (em um arquivo de texto importado ou criado no InDesign). Você também pode ter maior controle sobre o que obtém quando importa arquivos de texto, com opções aprimoradas para mapear ou renomear estilos.

Opções de exibição mais fáceis
Um novo menu Object Layer permite que você veja todos os layers (camadas) em um arquivo Photoshop na página. Este recurso visa a composição interna. Ou seja, um designer pode simplesmente colocar um arquivo Photoshop com todos os layers intactos em um documento do InDesign e depois ver versões diferentes comutando layers, em vez de ter de criar vários PDFs.

O painel de controle Object Styles permite que se salve uma ampla gama de configurações de estilo, (incluindo efeitos de preenchimento, stroke e canto), transparência e estilos de texto e parágrafo.  Com apenas um clique, é possível aplicar um estilo ou uma dúzia de estilos aos objetos.

Algumas peculiaridades permanecem. Você ainda não pode abrir arquivos QuarkXPress 5 ou 6, por exemplo. Quem vinha usando o Quark 5 ou 6 e tem coleções substanciais deve estar preparado para manter ambos os programas de layout na computador. Além disso, para salvar na versão InDesign CS1, é necessário ainda exportar documentos no formato Interchange, o que requer que usuários do CS1 obtenham um plug-in para ler arquivos CS2. 

Mais XML
O InDesign CS2 expandiu o suporte a XML. Nos testes, foi importado com êxito um arquivo XML complexo que incluía uma tabela e legendas. Brincamos um pouco com os recursos de gerenciamento de cor padronizados, mas como esses arquivos não passaram pelo processo de pré-impressão em uma gráfica, é melhor considerá-los não testados.

Se você é um usuário Quark e não tem planos de atualizar outros aplicativos do Creative Suite, o preço de 1.339 dólares do InDesign CS2 talvez seja alto demais para justificar a troca. Porém, a inclusão nos pacotes Standard (1.365 dólares) e Premium (1.938 dólares) pode ajudar o produto a fazer incursões ainda maiores no território do QuarkXPress. 

Onde encontrar:
Adobe Brasil:
0800-161009
www.adobe.com.br

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site