Imagem de fundo do header
Performance de desktop
Home  >  Review
REVIEW

Performance de desktop

Equipamentos com recursos avançados substituem o computador de mesa, mas custam bem mais

Renato Rodrigues, com Mário Nagano

Foto:

Dell Latitude D610 - 200xPara usuários mais exigentes, que buscam um notebook com recursos de ponta – capaz de substituir o computador de mesa e aumentar a produtividade – a mobilidade não chega a ser determinante. O que conta são itens como poder de processamento, mais memória, placa de vídeo de última geração, leitor de cartão e combo de DVD. Essas regalias, logicamente, exigem maior investimento. PC WORLD testou três modelos destinados a esse perfil, com preços entre 5,7 mil e 11 mil reais: Itautec Infoway Note M7510, Dell Latitude D610 e HP Compaq nc8230.

> Confira um quadro comparativo dos modelos avaliados

O Best Buy vai para o Latitude D610, que oferece o conjunto mais equilibrado. Sua configuração inclui processador Pentium M de 1,86 GHz, 512 MB de memória DDR2 e chip de vídeo ATI Radeon X300, que melhora sensivelmente o desempenho gráfico. Apesar de não ter slot para cartão de memória, como as concorrentes, o D610 inclui leitor de SmartCard com chip de segurança (que permite bloquear o sistema contra acesso não autorizado), saída de vídeo S-Video e portas serial e paralela. Também traz quatro portas USB (uma a mais que os concorrentes) e conexão sem fio Bluetooth, que permite a ligação com celulares, por exemplo. E é a máquina mais leve – 2,1 quilos, contra 2,8 do Itautec e 2,63 do portátil da HP. Nos testes, o equipamento da Dell superou o produto da Itautec, mas não chegou à performance do Compaq nc8230 (outro destaque no teste), principalmente na parte gráfica. A explicação é que o nc8230 usa chip de vídeo ATI X600, melhor que o X300 do Latitude.

O modelo da HP também brilhou no item duração da bateria, que levou 259 minutos para acabar. É a segunda maior autonomia de todas as 13 máquinas testadas nesta edição por PC WORLD. Outro ponto que chama a atenção no nc8230 é a tela de 15,4 polegadas wide (retangular), mais confortável para a visão e adequada para a exibição de filmes. Pena que seja tão caro: R$ 11 mil, contra 6.950 reais do Latitude D610 e 5.700 reais do Infoway Note M7510. O Infoway Note M7510 se destaca pelo menor preço, mas apresentou o desempenho mais fraco nos testes.

> Confira um quadro comparativo dos modelos avaliados

Leia também
> Info center Notebooks
> Comparativo: notebooks compactos
> Comparativo: notebooks econômicos
> Galeria de fotos: equipe seu notebook

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site