Imagem de fundo do header
Um pouquinho de Windows Vista no XP
Home  >  Review
REVIEW

Um pouquinho de Windows Vista no XP

Última edição do Windows Desktop Search traz integração com Outlook e oferece uma prévia da plataforma de indexação de arquivos que estará no Windows Vista e no Office 12

Luís Fernando Tinoco

Foto:

Última edição do Windows Desktop Search traz integração com Outlook e oferece uma prévia da plataforma de indexação de arquivos que estará no Windows Vista e no Office 12

Windows Desktop Search - 200xDe olho na movimentação de concorrentes, especialmente do Google, e no sucesso recente de alguns mecanismos de busca de arquivos no desktop, como o Google Desktop e o Copernic, a Microsoft promete espalhar ágeis e eficientes campos de pesquisa por quase todas as janelas do Windows Vista e do Office 12, que devem ser lançados até o final do ano. Enquanto isso, é possível experimentar um pouco dos futuros recursos com a última edição do Windows Desktop Search, disponível em diversas línguas, inclusive o português, para download gratuito para quem tem o Windows XP.

Segundo a própria Microsoft, o Windows Desktop Search veio evoluindo desde a primeira versão beta, lançada em dezembro de 2004, e hoje adota a plataforma de indexação de arquivos que vai equipar o Vista e o Office 12. Na mais recente edição, a 2.06, foram realizadas algumas melhorias de funcionamento e incorporadas duas grandes novidades. A primeira é uma edição corporativa com recursos de instalação em massa para administradores de sistemas e funções para definição de políticas individuais de indexação, que podem permitir busca de tipos restritos de arquivos e o acesso ou não a servidores de arquivos.

A segunda novidade é a integração com o Outlook. Para funcionar, é necessária a instalação tanto do Windows Desktops Search quanto da Barra do MSN Busca, plug-in para o Internet Explorer. Funcionando juntos, os dois dispositivos permitem pesquisas bastante rápidas nos e-mails, compromissos e demais dados do Outlook.

links relacionados:
> Faça o download do
Windows Desktop Search
> A edição corporativa
> Barra do MSN Busca
> Comandos avançados de pesquisa
> Conheça melhor o Google Desktop

Quanto ao seu funcionamento convencional, o Windows Desktop Search é bastante parecido com o Google Desktop. Ao ser instalado, o sistema faz uma primeira – e demorada – indexação dos arquivos do disco rígido. Atualmente, o dispositivo da Microsoft suporta cerca de 200 formatos de arquivos, mas plug-ins estão disponíveis para o suporte a outros.

As vantagens do Windows Desktop Search sobre o Google Desktop são a maior integração com o Windows e com o Office. Além de respeitar as políticas de usuários do sistema operacional, o dispositivo substitui o assistente de pesquisa padrão do Windows (aquele do cachorrinho). Na interface de resultados, exibe uma pré-visualização de arquivos do Word, Excel, PowerPoint e de imagens, enquanto o rival Google Desktop tem preview apenas de páginas da internet. Outro benefício da integração é a possibilidade de arrastar um arquivo do resultado de busca diretamente para um e-mail aberto, e assim encaminhá-lo como anexo automaticamente.

Windows Desktop Search 2 - 400x

Já quem está acostumado com as páginas simples e leves de resultados de buscas na web do Google, ainda preferirá o Google Desktop. Além disso, o software vem com a Sidebar, que inclui outros aplicativos inteligentes como um bloco de notas, interação com e-mail e RSS e slide show.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site