Imagem de fundo do header
A nova geração dos webmails
Home  >  Review
REVIEW

A nova geração dos webmails

Versões beta dos serviços da Microsoft e do Yahoo, baseados em Ajax, mostram ferramentas mais sofisticadas e poderosas

PC WORLD – EUA

Foto:

Versões beta dos serviços da Microsoft e do Yahoo, baseados em Ajax, mostram ferramentas mais sofisticadas e poderosas

Novos webmails - 400x

Seu webmail deve ficar mais sofisticado. A Microsoft e o Yahoo trabalham para incrementar seus serviços de correio eletrônico baseados na web com atualizações que incluem uma interface em estilo desktop com ferramentas avançadas e poderosas. PC WORLD avaliou versões beta do Windows Live Mail e do Yahoo Mail, ambos atualmente disponíveis apenas para convidados, além do produto open source Zimbra.

Os três aplicativos usam uma técnica de programação cada vez mais popular, batizada de Ajax (Asynchronous JavaScript and XML), já utilizada por serviços como o Gmail, do Google. Com essa tecnologia, os clientes de email podem carregar porções de dados e atualizar a interface em tempo real. Assim, quando você abre uma mensagem de e-mail, ela é exibida imediatamente sem que tenha de esperar para que ela baixe.

O Yahoo Mail oferece teclas de atalho e a capacidade de usar os botões Ctrl e Shift para selecionar múltiplas mensagens. O aplicativo é elegante, poderoso e peculiar. Ele se beneficia do recurso de tabs, permitindo que você abra múltiplas mensagens em uma única janela e alterne entre elas sem carregar uma página nova. A pesquisa no Yahoo Mail é brilhante, alcançando anexos e mensagens.

Se você não está familiarizado com aplicativos de email no desktop, o Windows Live Mail, da Microsoft, é a melhor solução. Ele mais se assemelha a um ajuste no Hotmail do que a uma reformulação total. Como o produto do Yahoo, o Live Mail permite que você arraste e solte mensagens e clique com o botão direito do mouse para imprimir, encaminhar e responder a e-mails sem abri-los antes. Além disso, incorpora poderosas funções de calendário, ferramenta anti-spam e bloqueio de phishing.

O beta do open-source Zimbra é muito limitado, com ícones enigmáticos e alguns bugs. Mas a pesquisa e a proteção contra vírus são boas e a integração com o calendário é excelente. Mas a real força do Zimbra está no completo servidor de comunicação. Ele permite que uma empresa integre seus bancos de dados para que os usuários possam, por exemplo, saltar de uma mensagem com um número de pedido para o próprio banco de dados de pedidos. O serviço não oferece contas individuais, mas provedores de banda larga pretendem incorporá-lo. O Zimbra já está disponível para empresas, enquanto o Yahoo e a Microsoft esperam lançar novas interfaces para seus milhões de usuários até o final deste semestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site