Imagem de fundo do header
Instant messengers crescem e vão ao trabalho
Home  >  Review
REVIEW

Instant messengers crescem e vão ao trabalho

Os comunicadores viraram poderosa ferramenta de trabalho. Confira um teste comparativo com sete deles

Laura Blackwell – PC WORLD/EUA

Foto:

Messengers logos 1 - 75x379Os comunicadores instantâneos, ou instant messengers, deixaram de ser apenas brinquedos para adolescentes e evoluíram para poderosas ferramentas de trabalho. Testamos sete softwares gratuitos para ver como se saem em tarefas corporativas: o recém-lançado Google Talk, os clientes universais Qnext e Trillian e os quatro mais populares – AOL Instant Messenger, ICQ, MSN Messenger e Yahoo Messenger. Todos lidam muito bem com conversas de texto e prometem telefonia via internet (VoIP). Alguns têm ainda outros recursos mais exóticos.

Dos cinco programas que formaram nossa tabela comparativa (veja abaixo), o MSN Messenger, da Microsoft, foi o que se saiu melhor. A conversa com vídeo embutida no software funciona bem, embora com imagens um pouco pálidas, a transmissão de voz é clara e límpida. Ele também permite uma navegação mais rápida que os similares por ter uma interface com ícones claros e bem identificáveis.

O Yahoo Messenger with Voice também oferece um bom conjunto de recursos e diversas opções de customização. Por outro lado, ele instala uma barra de ferramentas para o browser e traz outras bagagens não solicitadas junto com a instalação padrão. As janelas em profusão e as figurinhas em estilo história em quadrinhos podem distrair demais a atenção.

Já o Google Talk adota estratégia oposta. Este software disponível apenas para usuários do Gmail oferece apenas VoIP e conversa via texto. Gostei da interface limpa e da integração entre as janelas de contatos e de conversa, mas a qualidade da transmissão de voz deixou a desejar.

O cliente universal Qnext pode transferir mensagens pelas redes do AIM, ICQ, MSN e Yahoo. Assinantes podem compartilhar fotos e escutar músicas por meio de áreas definidas pelo usuário chamadas Zones. Este aplicativo emprega criptografia de 192 bits em todas as comunicações peer-to-peer e oferece acesso remoto a PCs e verificação ortográfica durante a digitação.

O Trillian Basic, cliente universal do Cerulean Studios, também conecta as redes dos quatro grandes comunicadores. O recurso de integração com a enciclopédia online Wikipedia adiciona erudição instantânea às conversações mas, infelizmente, a conversa por voz funciona mal.

O ICQ, propriedade da AOL, traz recursos anti-spam e de interação com o conteúdo da AOL. O mecanismo de VoIP foi apenas regular e a transmissão de vídeo também apresentou problemas. O que é pior: as inúmeras janelas, os ícones impenetráveis e as publicidades agressivas arrasam a interface. Por essas razões, deixamos o ICQ de fora da tabela comparativa.

No momento do teste comparativo, a última versão do AIM, o Triton, ainda era beta e a AOL pediu que não fosse classificado entre os demais. Ao mesmo tempo, a versão 5.9 estava saindo de linha, portanto também não podia ser avaliada. As primeiras impressões são de que o Triton substitui bem e dá uma aparência renovada ao já antigo AIM 5.9. Uma questão polêmica do software é sua integração com o Plaxo, serviço de catálogo de endereços via web. Para usar o Triton, é necessário se cadastrar no sistema, o que pode desagradar alguns usuários.

SoftwareNotaPerformanceCaracterísticas
MSN Messenger 7.5
> download
89> Inicialização: 7,5 segundos
> Voz: muito boa
> Vídeo: muito bom
> Interoperabilidade: não
> E-mail: Hotmail
> Segurança: configurações de segurança e privacidade
2Qnext 2.1.0.46 beta
> download
87> Inicialização: 16 segundos
> Voz: boa
> Vídeo: bom
> Interoperabilidade: AIM, ICQ, IRC, MSN, Yahoo
> E-mail: não
> Segurança: configurações de rede do Windows
3Google Talk beta
> download
83> Inicialização: 5 segundos
> Voz: boa
> Vídeo: não tem
> Interoperabilidade: Jabber/XMPP
> E-mail: Gmail
> Segurança: exige endereço do Gmail
Yahoo Messenger with Voice 7.0.043
> download
82> Inicialização: 8 segundos
> Voz: razoável
> Vídeo: bom
> Interoperabilidade: não
> E-mail: Yahoo
> Segurança: alertas de privacidade
5Trillian Basic 3.1 build 121
> download
75> Inicialização: 14 segundos
> Voz: ruim
> Vídeo: bom
> Interoperabilidade: AIM, ICQ, IRC, MSN, Yahoo
> E-mail: AOL, Hotmail, Yahoo
> Segurança: configurações de rede do Windows

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site