Imagem de fundo do header
Novas formas de acessar seus arquivos de qualquer lugar
Home  >  Review
REVIEW

Novas formas de acessar seus arquivos de qualquer lugar

Serviços baseados na web como o Avvenu, o EasyReach e o BeInSync transformam a portabilidade de arquivos

Erik Larkin – PC WORLD/EUA

Foto:

Novos serviços estão libertando os arquivos do confinamento de um único computador. Com eles, ficou fácil pegar e compartilhar documentos, imagens e outros dados diretamente do disco rígido de seu PC. Desde que seu computador esteja ligado e conectado à internet, estes novos dispositivos permitem acesso imediato às informações que você decidir tornar disponíveis de forma remota. Embora não permitam o controle total de equipamentos à distância como softwares como o GoToMyPC, eles custam muito menos.

Experimentamos três representantes desta nova safra de serviços de acesso remoto. O Avvenu, oferta fácil de usar, gratuita e funcional, é o melhor de todos para uso geral. Você pode, sem perder muito tempo, definir pastas e arquivos que serão compartilhados e depois navegar por eles de longe. Já o EasyReach tem segurança reforçada, portanto é mais indicado para o tráfego de dados sensíveis, enquanto o BeInSync oferece sincronização automática, recurso muito útil para quem trabalha freqüentemente em casa e no escritório ou precisar criar um ambiente de colaboração em grupo.

Avvenu - 200xAvvenu

Depois de instalar o software gratuito do Avvenu (www.avvenu.com) em seu computador, você pode procurar e acessar os arquivos definidos no sistema simplesmente fazendo o login no site da empresa por meio do browser de qualquer computador, handheld ou telefone capaz de navegar na web. As pastas de sistema do Windows e aquelas que você determinar manualmente não poderão ser vistas de fora. Além disso, você pode compartilhar um arquivo ou pasta com qualquer pessoa simplesmente mandando o link direto para o local para ela, por e-mail.

Os destaques positivos do Avvenu são a funcionalidade e facilidade de uso tanto no PC quanto em dispositivos portáteis. Ele poderia, entretanto, oferecer mais recursos de segurança. As transmissões de dados são criptografadas, mas se alguém conseguir seu nome de usuário e senha, poderá ter acesso total aos seus arquivos.

EasyReach

Recém-lançado, o EasyReach (www.easyreach.com) oferece maior apelo a usuários corporativos e para aqueles mais preocupados com a segurança. Como no Avvenu, o web site do serviço funciona como um portal de acesso aos arquivos de seu PC escolhidos previamente por meio do software ali instalado. O acesso remoto também é feito via browser, portanto contempla celulares com internet e handhelds.

Uma vez feito o login, você pode pesquisar o computador remoto por uma conexão criptografada. Dados de login separados para o site e para o software instalado no PC oferecem uma camada a mais de proteção. O serviço custa U$ 8 por mês para um computador e U$ 2 para cada PC adicional. A empresa oferece um período de 30 dias gratuito para testes e descontos para inscrições anuais.

O ponto negativo é que o EasyReach não permite navegação por pastas via web, portanto você precisará saber exatamente o nome do arquivo que está procurando para fazer a pesquisa.

BeInSync - 200xBeInSync

O BeInSync (beinsync.com) adota uma estratégia diferente. Por US$ 7 mensais ou US$ 60 anuais, o sistema cria uma conexão peer-to-peer (ponto-a-ponto) criptografada diretamente entre dois computadores e sincroniza pastas e arquivos entre eles, bem como entre até dez outros usuários do sistema. Há também a possibilidade de uma avaliação gratuita de 30 dias e uma versão sem custo com limitações.

Configurar o software pode ser um tanto complexo e há um limite de cinco pastas para a sincronização. Depois de configurado, o sistema funciona como esperado, com o conteúdo dos diretórios atualizado e sincronizado automaticamente assim que são modificados em qualquer computador da rede.

O website do BeInSync também permite que você faça o login e baixe arquivos dos sistemas sincronizados. A interface web é similar à do aplicativo, mas funciona apenas com o Internet Explorer.

À medida que mais pessoas acumulam computadores diferentes e dispositivos portáteis de armazenamento, fica mais fácil de perder o controle de onde estão quais arquivos. Se você é do tipo que sempre perde a versão mais atualizada daquela importante planilha de trabalho, estes novos serviços podem ser a salvação do dia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site