Imagem de fundo do header
Kit de sobrevivência na internet
Home  >  Review
REVIEW

Kit de sobrevivência na internet

Pacotes de segurança incluem tudo o que você precisa para manter seu computador mais protegido. Confira teste com oito opções

Daniel dos Santos

Foto:

Pacotes de segurança incluem tudo o que você precisa para manter seu computador mais protegido. Confira teste com oito opções

Bons tempos aqueles quando bastava ter antivírus para estar livre de ameaças virtuais. Hoje, além dessa ferramenta, o kit de sobrevivência na internet exige pelos menos um bom firewall para barrar o ímpeto dos hackers. E armas como anti-spam (afinal, grande parte das pragas chega por email) e software anti-spyware são muito bem-vindas. Para quem busca uma proteção ampla, as empresas de segurança oferecem pacotes que concentram vários desses utilitários e trabalham de maneira integrada e simplificada.

kaspersky - 250x174Para completar, sai muito mais barato adquirir as chamadas suítes de segurança do que pagar cada produto separadamente. Mas qual solução escolher? Para ajudá-lo nessa empreitada, PC WORLD avaliou oito pacotes: AVG 7.1 + Firewall, da Grisoft; F-Secure Internet Security 2006, da F-Secure; Kaspersky Personal Security Suite 1.1.53, da Kaspersky Lab; Internet Security 2006, da McAfee; Norton Internet Security 2006, da Symantec; Titanium 2006 Antivirus+ Antispyware, da Panda; PCcillin Internet Security 2006, da Trend Micro; e ZoneAlarm Internet Security Suite, da Zone Labs. Clique aqui para ver o quadro comparativo.

Os programas foram submetidos a uma maratona de testes, que incluiu o contato com 87 diferentes pragas virtuais entre vírus, cavalos-de-tróia, worms e espiões, varredura de portas e ataques aos sistemas e execução de dez tipos diferentes de mensagens de phishing scam. Também foram contabilizados o número de recursos disponíveis, tempo de rastreamento e o número de arquivos verificados no sistema, além da facilidade de uso. Para avaliar os softwares de segurança, foi utilizado um computador com processador Pentium 4 de 2,4 GHz, 512 MB de memória e sistema operacional Windows XP Professional com o Service Pack 2 e todas as últimas atualizações. Foi criada uma imagem do disco que serviu como base para todos os testes, garantindo a igualdade de condições.

Feitas as contas, o título de Best Buy vai para o produto da Kaspersky Labs por uma margem muito pequena – apenas meio ponto. O Personal
Security Suite 1.1.53 foi seguido de perto pelas soluções da F-Secure, McAfee, Symantec e Trend Micro.  O produto da empresa russa, que reúne antivírus, firewall e anti-spam, não está na lista dos mais completos, mas se destacou nos testes de desempenho com a identificação do maior número de pragas virtuais, com 75 ameaças do total de 87.

Além disso, brecou 90% das mensagens de phishing scam, impedindo que e-mails fraudulentos que se passavam por charges do site Humor Tadela, fotos sensuais da atriz Samara Felippo ou cobranças da Embratel, entre outros, instalassem cavalos-de-tróia e spywares utilizados para o roubo de números de contas bancárias e senhas. Também foi o pacote que verificou o maior volume de arquivos, teve baixo consumo de memória e trabalhou adequadamente quando o assunto foi firewall, barrando todas as investidas.

mcafee - 250x197Mas quem optar pela solução da Kaspersky não deve esperar um programa dos mais fáceis de utilizar. Disponível em inglês, o produto não possui uma interface centralizada, o que dificulta o acesso aos recursos. Também surge como o pacote mais caro, cotado a 149 reais. Quando o assunto é facilidade de uso, merecem destaque o Internet Security Suite 2006, da McAfee, e o Norton Internet Security 2006, da Symantec. Ambos trazem interface intuitiva em português e grande volume de recursos.

norton - 250x173O produto da McAfee agrupa os programas VirusScan, Personal Firewall Plus, SpamKiller e Privacy Service, disponíveis a partir de um console central batizado como Security Center. Inclui ainda recursos para controle de acesso à internet, indicados para pais preocupados com a navegação de seus filhos pequenos. Nas provas de desempenho mostrou performance apenas regular, a exemplo do Norton Internet Security 2006. A solução da Symantec, que também traz antivírus, firewall, anti-spam e controle de conteúdo, facilita a vida do usuário ao automatizar funções como o acesso à internet de programas vitais para navegação, como o Internet Explorer ou o aplicativo Generic Host.

pc-cillin - 258x214Outra ferramenta amigável testada foi o PC-cillin Internet Security 2006, da Trend Micro. Apesar de ter sido avaliada em sua versão em inglês (o produto em português deve estar disponível em março), a suíte mostrou facilidade para instalação e navegação, além de recursos como detecção de intrusos em redes sem fio. Nas provas de desempenho, o programa também não empolgou. Encontrou 66 ameaças de 87 possíveis e barrou 60% das fraudes online.

f-secure - 250x174Seu filho costuma extrapolar no uso da internet? Entre os vários recursos do pacote Internet Security 2006, da empresa finlandesa F-Secure, há a trava de tempo, que permite limitar o horário de navegação, além da ferramenta para a restrição de acesso a sites. A solução permite a criação de relatórios detalhados sobre varreduras e pragas identificadas e inclui notícias sobre segurança - pena que esse recurso esteja em inglês.

zone-alarm - 258x205Mais conhecida por seu eficiente firewall ZoneAlarm (que tem versão gratuita para download), a Zone Labs reúne no ZoneAlarm Internet Security Suite, além de antivírus, firewall e anti-spam, soluções como software para proteção de programas de mensagens instantâneas, detecção de acesso a rede sem fio e controle de informações sigilosas.  Para completar, sua navegação é bem intuitiva, apesar de o software estar disponível em inglês. Mas mostrou um desempenho modesto na identificação do lote de ameaças usado no teste.

Titanium - 255x186Quem busca uma opção econômica pode contar com o Titanium 2006 Antivirus + Antispyware, da Panda, ou o AVG 7.1 + Firewall, da Grisoft. O primeiro está cotado a 72,90 reais e o segundo sai por 129 reais, mas sua licença é de dois anos de uso, contra um ano de todos os outros pacotes avaliados. Ao ser instalado, o Titanium já fez uma verificação rápida do equipamento e apontou 20 spywares. Em seguida, identificou um “invasor” na rede Wi-Fi utilizada nos testes. Detalhe: era a própria máquina utilizada por PC WORLD que, ao ter seu acesso bloqueado, parou de se conectar à web.

avg - 250x193O produto da Panda também foi o único a permitir a conexão durante o LeakTest (grc.com/lt/leaktest.htm), que avalia a segurança do firewall.  Com uma interface que lembra o velho Windows 3.1, o AVG 7.1 + Firewall é um produto enxuto que reúne antivírus e ferramenta para combate à ação de hackers. Apesar de seu bom desempenho ao enfrentar os golpes de phishing, foi o penúltimo em identificação de pragas.

Veja mais:
Confira quadro comparativo dos pacotes de segurança

Opções de programas e serviços de segurança gratuitos e cartilhas de recomendações

Confira a íntegra da reportagem na edição de fevereiro de PC WORLD. Nas bancas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site