Imagem de fundo do header
Windows Vista foca segurança e performance
Home  >  Review
REVIEW

Windows Vista foca segurança e performance

Melhorias – e algumas dores de cabeça – são evidentes no beta do próximo sistema operacional da Microsoft

Woody Leonhard – PC WORLD/EUA

Foto:

Windows Vista logo - 200xO Windows Vista começa a assumir sua forma final. Segundo a Microsoft, o último beta (Build 5270) tem quase todos os recursos esperados para a edição final, embora a nova interface, codinome Aero, ainda não foi finalizada. Demos um passeio neste beta e percebemos um foco na segurança e na performance, o que é prometedor, embora ainda precise de um polimento.

Altos e baixos da segurança

Esperávamos que o firewall do Vista resolvesse um grande problema do sistema de proteção do Windows XP: a falta de alertas e de monitoramento para o tráfego de informações que saem do computador. Porém, o novo firewall, por padrão, também monitora apenas os dados que entram no sistema. A Microsoft diz que isso é o suficiente para a maioria dos usuários, mas nós continuamos recomendando que você substitua o firewall embutido no Windows por um produto bidirecional, como o ZoneAlarm, da ZoneLabs, por exemplo.

O recurso BitLocker do Windows Vista adiciona segurança a notebooks e outros PCs ao permitir a criptografia do disco rígido. Se o seu computador (ou o HD) for roubado, o ladrão não conseguirá acessar os dados dentro dele se não tiver sua chave de criptografia de 48 dígitos. Se o seu sistema estiver equipado com um chip de segurança Trusted Platform Module, a chave é recuperada automaticamente após o logon no Windows. Em outros casos, você pode deixar a chave gravada em um dispositivo USB e usá-lo para destravar o disco rígido a cada inicialização do PC, ou ainda digitá-la manualmente.

Vista Superfetch - 200xLiga e desliga mais rápido

Ainda é cedo para julgar se está correta a alegação da Microsoft de que o Vista terá um tempo de inicialização mais curto que todas as versões precedentes do Windows, mas o novo recurso Superfetch pode acelerar o trabalho com o sistema. O Superfetch se lembra dos programas que você usa com maior freqüência e guarda alguns dos componentes deles na memória para uma inicialização mais rápida de cada um.

Por exemplo, se você plugar um dispositivo de armazenamento a uma porta USB, seja ele um grande disco externo ou um pequeno pen drive, o Vista perguntará se você deseja utilizar uma pequena fração do espaço no aparelho para aumentar sua performance por meio do Superfetch. Se você aceitar, o sistema operacional deixará alguns arquivos no dispositivo para, supostamente, acelerar seu funcionamento na próxima vez que for conectado. Nos testes, não detectamos um aumento de performance perceptível, mas ainda estamos em fase beta.

 O Windows XP apresenta problemas ao entrar e sair nos modos de hibernação e de economia de energia em muitos computadores. Além disso, as opções de hardware podem anular muitas das configurações do sistema. No Vista, entretanto, você precisa apenas clicar no botão Power Off para ter o melhor dos dois mundos: seus dados serão gravados em disco para o caso de falta de energia (como no modo de hibernação), mas também permanecerão na memória por um tempo (como no modo standby) para reinicialização mais rápida.

Um Media Player melhor

Vista Media Player - 200xA versão do Windows Media Player para o Vista substitui as tediosas listas de músicas por álbuns gráficos mais atraentes e o novo menu principal do sistema torna mais fácil encontrar opções de uso e de sintonização. A caixa de pesquisa do programa está em um lugar de fácil acesso e funciona melhor, inclusive com pesquisas parciais conforme você digita o termo da busca.

Em resumo, se o Vista cumprir suas promessas, for lançado relativamente sem bugs e aparar algumas arestas das últimas versões beta, será um interessante sucessor do XP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site