Imagem de fundo do header
O e-mail chegou?
Home  >  Review
REVIEW

O e-mail chegou?

Os webmails oferecem novos recursos e mais espaço. Mas funcionam?

David de Oliveira Lemes

Foto:

Os webmails oferecem novos recursos e mais espaço. Mas funcionam?

webmail - 250x304Houve um tempo em que a capacidade máxima de armazenamento de um webmail gratuito era de um mísero megabyte. Hoje, já é possível ter quase 3 GB de espaço com uma conta grátis. Mas os serviços funcionam? São eficientes no bloqueio de spam, uma das principais dores de cabeça atuais? PC WORLD testou sete opções: Gmail, Hotmail, iGmail, iBestMail, Oi Mail, POPMail e Yahoo Mail. Para a avaliação, criamos sete contas e enviamos 70 mensagens, com e-mails legítimos, spams e mensagens vindas de listas de discussão.  O Yahoo Mail mostrou-se o mais eficiente no teste de bloqueio de mensagens indesejadas, barrando 100% dos spams e recebendo todas as mensagens enviadas.  Além de um poderoso filtro anti-spam, ele traz recursos como catálogo de endereços, pastas para organização de mensagens, personalização de cores, agenda, bloco de notas e importação de contatos do Outlook, Outlook Express e do Netscape.

O Gmail identificou 90% dos spams.  Porém, como apaga automaticamente mensagens que trazem arquivos em formatos EXE, VBS e COM, foi impossível avaliar seu desempenho com todas as mensagens. Em matéria de armazenamento, não tem para ninguém. Ele caminha para os 3 GB de espaço (oferece 2,654 GB, para ser exato), contra 1 GB dos concorrentes Yahoo Mail, Oi Mail e POPMail. A versão gratuita do Hotmail suporta 250 MB de armazenamento, seguido pelo iBestMail, com 120 MB, e o iGmail, com apenas 10 MB. Apesar disso, o robusto e-mail do Google mostrou-se instável num quesito: alguns dos e-mails legítimos enviados simplesmente não chegaram ao seu destinatário. Caíram no limbo.

Em todos os serviços é possível criar pastas para a organização de mensagens, o que ajuda quando o volume de e-mails é grande. A maioria também oferece acesso via POP e SMTP. Isso significa que o usuário pode configurar a conta em seu software de correio eletrônico preferido, como o Outlook Express, da Microsoft, ou o Thunderbird Mail, da Mozilla.
A versão gratuita do veterano Hotmail, que após o surgimento do Gmail aumentou sua capacidade para 250 MB, recebeu todas as mensagens enviadas, mas não classificou os spams como lixo eletrônico.

Os produtos nacionais Oi Mail, iGmail, iBestMail e POPMail mostraram-se instáveis em vários pontos, não recebendo algumas mensagens legítimas, spams ou emails de listas de discussão. Será que um dia elas chegarão?

webmail tabela - 399x221

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site