Imagem de fundo do header
Novo beta do Office 2007
Home  >  Review
REVIEW

Novo beta do Office 2007

A nova interface promete aprimorar a produtividade depois de um período de adaptação do usuário, mas há perguntas sem respostas sobre a compatibilidade com versões anteriores do Office

Michael S. Lasky - PCW/EUA

Foto:

Office 2007A nova interface promete aprimorar a produtividade depois de um período de adaptação do usuário, mas há perguntas sem respostas sobre a compatibilidade com versões anteriores do Office

Interface remodelada e novos formatos de arquivo baseados em XML fazem do Microsoft Office 2007, antes chamado de Office 12, a reformulação mais drástica, em mais de uma década, do pacote de produtividade mais vendido da Microsoft.

A empresa sabe que mudanças tão grandes podem ser ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição. Infelizmente, com a liberação em abril da primeira versão beta pública (veja como fazer o download aqui), perguntas importantes sobre a capacidade da nova versão em migrar e se integrar de forma transparente com os releases anteriores continuam sem reposta. Até a Microsoft liberar o Compatibility Pack para o Office 2007, simplesmente não há como saber se a versão nova vai funcionar bem com as anteriores.

Em nossa análise do beta privado do Office 2007, liberado em janeiro passado, observamos uma interface nova e surpreendente do Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook. Nos cinco aplicativos, a maioria dos menus drop-down e das barras de ferramentas é substituída por uma “tira” interativa no alto da tela que exibe as diversas funções relevantes para a guia selecionada no momento. O Outlook mantém a interface anterior em janelas, exceto as usadas para compor e-mail.

A Microsoft explicou que a maior parte dos usuários do Office só acessava de 8% a 10% das funções nas muitas barras de ferramentas e menus das versões anteriores, pois a maioria dos recursos estavam escondidos. A empresa argumentou que, reunindo todas as funções em um único menu mutável, poderia torná-las mais visíveis e, provavelmente, mais utilizadas.

O usuário de versões atuais do Office ficará confuso, no início, com o reposicionamento de seus recursos favoritos, mas logo será conquistado pela facilidade com que o novo menu permite acessar funções necessárias. Também ficará impressionado com a função Live Preview, que possibilita visualizar em tempo real a aparência que um documento terá – basta parar o cursor sobre qualquer um dos elementos de design do novo menu, como fontes no Word ou gráficos no Excel.

O novo beta acrescenta alguns menus contextuais. Por exemplo, se você selecionar texto no Word ou células no Excel e depois clicar com o botão direito do mouse, aparece um menu inativo que só é ativado quando você arrasta o cursor sobre ele.

Outro aprimoramento deste beta é a inclusão da guia View, cujo novo menu fornece acesso com um único clique a visões de tela como: telas divididas, visões de múltiplas páginas e comutação instantânea entre múltiplos documentos abertos. No beta anterior do Office 2007, estas funções exigiam uma busca em menus, combinações enigmáticas de teclas e várias etapas.

++++

Ferramenta de migração ausente

O preço que você paga pelo acesso rápido a recursos proporcionado pelo novo menu é uma área de trabalho mais limitada. Pois o ribbon, como é chamado, não pode ser redimensionado, embora desapareça quando a janela é encolhida além de um tamanho predeterminado. Quem trabalha em uma tela de 17 polegadas ou menor vai cogitar seriamente trocar de monitor. Usuários de notebook com telas menores, atenção: o ribbon restringirá ainda mais a visão.

Os problemas de tamanho de tela, entretanto, são pequenos comparados às preocupações em torno da compatibilidade do novo programa com versões anteriores do Office, oriundas principalmente da mudança para os formato de arquivo XML tornados padrões no Word, Excel e PowerPoint. Aplicativos do Office 2007 abrem e permitem trabalhar em arquivos criados nas versões anteriores até o Office 97 e os usuários podem criar arquivos em todos os formatos do Office existentes.

Para usufruir plenamente os tamanhos de arquivo menores e outros benefícios do Office 2007, porém, é preciso usar os novos formatos XML: DOCX no Word, XLSX no Excel e PPTX no PowerPoint. Na realidade, você não pode salvar arquivos em formatos mais antigos do Office na caixa de diálogo “Salvar como” -- tem que escolher Convert via novo botão Office, e Convert só aparece no menu drop-down resultante quando um arquivo não-XML é aberto.

O que acontece quando você tenta abrir um arquivo do Office 2007 em uma versão anterior de um aplicativo do Office? Pedem que você baixe um Compatibility Pack da Microsoft. A solicitação de download aponta para uma página Windows File Association no site da Microsoft, mas a empresa promete que o pacote estará disponível quando o Office 2007 for liberado oficialmente para venda (que foi programado para janeiro próximo). Resta ver até que ponto o pacote vai funcionar de forma transparente. Por enquanto, há várias perguntas no ar:

•    Será possível converter o vasto número de arquivos do Office anteriores para os novos formatos XML?

•    Em caso afirmativo, os usuários terão que converter os arquivos um por um?

•    O que acontecerá às planilhas com milhões de células do Excel 2007 quando forem abertas em versões antigas do aplicativo, capazes de lidar apenas com 64.000 células?

•    Quais recursos serão perdidos quando os arquivos que foram convertidos para os formatos XML retornarem às versões anteriores?

•    Quanto as conversões de arquivos vão custar a indivíduos e empresas em termos de produtividade e integridade dos documentos?

Embora os benefícios dos formatos de documentos XML do Office 2007 – tamanho de arquivo e compatibilidade com sistemas de computador fora do universo Office – sejam visíveis, o veredicto está em suspenso até podermos testar a facilidade de migrar e integrar os formatos novo e antigo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site