Imagem de fundo do header
Mais que um buscador
Home  >  Review
REVIEW

Mais que um buscador

Nova versão Google Desktop 4 chega com mudanças significativas, agrega vários utilitários ao software e conta com mais de 190 acessórios

David de Oliveira Lemes

Foto:

Nova versão Google Desktop 4 chega com mudanças significativas, agrega vários utilitários ao software e conta com mais de 190 acessórios

Desktop 2

Na briga da inovação tecnológica, o Google anda bem na frente de seus concorrentes. Todos os meses, sem exagero, a empresa lança algum produto novo. E para começar a disputar um terreno antes dominado pela Microsoft, a empresa lançou mais uma ferramenta: o Google Desktop 4.

O software nasceu como um localizador de arquivos no computador e chega a sua quarta versão com aplicativos para todos os gostos e utilidades. O programa vem com tocador de MP3, player de vídeo, agenda, calendário, leitor de e-mail, mensageiro instantâneo e conta com mais de 190 acessórios para turbinar o computador.

Esses acessórios que também são produzidos por colaboradores, podem tirar o sono dos concorrentes do Google, pois não é difícil que apareça algum recurso que se sobressaia aos existentes no Windows. Dos mais de 190 acessórios existentes hoje, muitos são inúteis, outros apenas divertidos e alguns realmente fazem a diferença na vida de quem instala.

Uma vez instalado, o Google Desktop 4 ocupa a barra lateral direita do seu computador e é lá que você terá acesso a todos os recursos como dicas, gadgets, clipes da web, bloco de rascunho, notícias, e-mail, messenger e outros recursos.

Esses acessórios são conhecidos como gadgets e instalá-los é um processo muito fácil. Basta adicioná-los clicando na janela do canto superior direito do Google Desktop. Mas aqui vai uma dica importante: o excesso de gadgets pode deixar seu computador lento. Instale somente aqueles que farão alguma diferença para seu trabalho, pois muitos deles, sinceramente, não servem para nada.

Quem gosta de games, pode encontrar um gadget do Pac-Man original, existe também um que mostra, diariamente, uma nova imagem da Nasa. O software conta com diversos calendários, relógios e calculadoras. Para quem usa rede Wi-Fi, existe um gadget que exibe a intensidade do sinal. Vale a pena garimpar, pois todos os dias, novos programas aparecem na lista.
++++
Instalação, configuração e olhos bem abertos

Depois de baixar e instalar o Google Desktop 4, o próprio software pede que você leia um texto com atenção, pois a mensagem não é o blablablá de sempre. Ao usar os recursos avançados, informações sobre sites que você visita podem ser enviadas para o Google. Isso acontece para a personalização da barra lateral com notícias e imagens. A empresa garante no comunicado que nenhuma informação é pessoal, mas de qualquer forma, é bom saber que seus dados estão sendo enviados para outro lugar.

Este recurso vem desativado em função dos protestos sobre violação de privacidade que aconteceram com o lançamento das versões anteriores. Mas ao ativá-lo, o Google Desktop 4 lê e manda para as máquinas do Google todo o conteúdo dos documentos que você criar com o Microsoft Office – textos, planilhas e apresentações. A vantagem é que, com isso, você pode acessá-los de qualquer computador.

Alguns detalhes fazem com que o uso do software fique mais agradável. Ao instalar um gadget, ele vai para a barra lateral. Basta arrastar da barra para o desktop e o programa ficará flutuando na tela. Um botão aparecerá na barra do Menu Iniciar. Para esconder os gadgets, basta clicar neste botão.

Uma das novidades dessa nova versão é que você pode proteger o Google Desktop 4 com senhas, para evitar que pessoas não autorizadas façam buscas em seu computador. Agora o software também conta com buscas personalizadas que podem ser limitadas por data e tipo de arquivo.

Com o software instalado, o Google mescla buscas na internet com os arquivos do seu PC. Além dos sites, mostra arquivos relacionados à palavra-chave digitada.

As novas implementações melhoram o que já era bom. Mas fica aqui a dica: antes de aceitar alguns recursos do software, leia o aviso, pois o Google Desktop 4 vai saber “tudo” o que tem no seu computador.

Download: veja aqui como baixar o Google Desktop 4

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site