Imagem de fundo do header
Vista Beta 2: use com moderação
Home  >  Review
REVIEW

Vista Beta 2: use com moderação

Teste da nova versão revela interface caprichada, recursos de segurança incômodos e problemas de compatibilidade

Yardena Arar - PCW/EUA

Foto:

Teste da nova versão revela interface caprichada, recursos de segurança incômodos e problemas de compatibilidade

Tela Vista

Com a liberação pública de sua segunda versão beta, o Windows Vista começa a cumprir a promessa da Microsoft de ser um sistema bonito, seguro e repleto de recursos avançados para trabalho e lazer. Porém, a julgar por nossos testes, a Microsoft precisará resolver alguns problemas de uso – e teremos que esperar uma nova geração de periféricos compatíveis – para que o Vista se torne realmente poderoso e amigável.

O Vista Beta 2 refina recursos de versões anteriores do novo sistema operacional, incluindo diversas medidas de segurança, ferramentas de busca sofisticadas, suporte a usuários móveis (que agora podem configurar uma rede wireless instantânea e trabalhar em colaboração) e, para profissionais de TI, ferramentas que facilitam a implementação do sistema operacional e o gerenciamento do PC.

Segundo a Microsoft, o Vista estará pronto para clientes corporativos em novembro, mas consumidores terão que esperar até o início de 2007 para comprar PCs com o Vista pré-instalado (ou atualizar máquinas com o código definitivo). Em junho, a empresa disponibilizou o beta para download público limitado.

O sistema gráfico Aero do Vista oferece ícones transparentes e exibições em miniatura de janelas, que saltam quando você passa o ponteiro do mouse sobre seu botão na barra de tarefas, além da capacidade de troca entre aplicativos. Quem quiser utilizar as funções do Aero precisará de hardware razoavelmente pesado e uma edição do sistema operacional para empresa ou consumidor residencial avançado.

Entre os recursos promissores estão o Super-Fetch, que gerencia a memória para otimizar o desempenho, tirando partido do perfil do usuário; o ReadyBoost, que utiliza um drive de memória flash USB para complementar a RAM do sistema; o SlideShow, função destinada a acessar dados do PC em telas auxiliares; e a Windows Rally, família de tecnologias para configurar e usar dispositivos inteligentes em redes.

Rally e SlideShow só funcionarão quando os dispositivos  habilitados para o Vista chegarem. Mas o que irrita no Beta 2 são os freqüentes pop-ups relacionados à segurança, que pedem senhas do administrador para tarefas rotineiras como salvar documentos em pastas que eram acessadas antes. Sem dúvida, segurança tem sido um grande problema do Windows XP e do Internet Explorer 6, mas a abordagem do Beta 2 é muito radical.

Quem quiser testar o Beta 2 deve estar disposto a enfrentar os alertas de segurança e algumas incompatibilidades. Três semanas depois de adotá-lo,continuo sem conseguir rodar o Photoshop Elements 4...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site