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Blender ganha guia em português
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Blender ganha guia em português

Com recursos semelhantes aos de grandes produtos que trabalham com 3D, e crescimento constante da base se usuários, o programa acaba de ganhar um guia de usuário em português

David de Oliveira Lemes

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Com recursos semelhantes aos de grandes produtos que trabalham com 3D,
e crescimento constante da base se usuários, o programa acaba de ganhar
um novo guia do usuário

Blender CapaO Blender é um software de criação 3D multiplataforma que roda em Windows, Linux, Mac OS X e possui recursos de modelagem tridimensional, animação, renderização e pós-produção. O programa pode ser utilizado em diversas área que utilizem modelagem 3D, como arquitetura, publicidade, desenho industrial, engenharia, vídeo, animação e desenvolvimento de games.

A versão 2.42a conta também com um mecanismo de jogo (game engine) baseado na linguagem de programação Python, que permite criar cenas interativas, objetos manipuláveis que podem responder às ações do mouse, comandos de teclado e interagir com outros objetos e eventos da mesma cena.

Sendo um software de código aberto, sua evolução é constante. Apesar de o programa já possuir até um longa metragem (Elephants Dream) de animção feito com todos os seus recursos, o Blender ainda não pode ser comparado com softwares comerciais, como o Maya ou o 3D Studio Max, apesar de possuir recursos semelhantes e muito bem definidos.

A grande vantagem do produto é que ele está disponível gratuitamente para download. E aproveitando a popularidade do programa e seu grande número de usuários, acabou de ser lançado no Brasil pela Novatec Editora o  Blender - Guia do Usuário, que aborda desde os conceitos básicos, como a interface inovadora e a manipulação de objetos, até conceitos avançados, como animação de personagens.

O livro é indicado para usuários iniciantes e experientes que pretendem aprimorar seus conhecimentos no software. O autor consegue detalhar as ferramentas de maneira simples e didática, reforçando os conceitos por meio de exemplos práticos e exercícios.

O livro ainda aborda:
- Modelagem de produtos
- Modelagem de objetos
- Modelagem de personagens
- Materiais
- Texturas
- Mapeamento UV
- Iluminação
- Técnicas de iluminação global
- YafRay
- Partículas
- Simulação de física real
- Sequenciador de vídeo
- Uso de scripts em Python

:: Download: Blender 2.42a
:: Livro: Capítulo 14 - Configurações do Ambiente
:: Mais informações: Blender 3D - Guia do Usuário

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