Imagem de fundo do header
Treinamentos sob medida
Home  >  Review
REVIEW

Treinamentos sob medida

O Adobe Captivate 2 permite criar treinamentos interativos rapidamente, traz grande atualização de recursos e integra todo o produto com a plataforma Flash

David de Oliveira Lemes

Foto:

O Adobe Captivate 2 permite criar treinamentos interativos rapidamente,  traz grande atualização de recursos e integra todo o produto com a plataforma Flash

Box CaptivateSe o seu problema ou de sua empresa é criar experiências de aprendizagem real, o Adobe Captivate 2 pode solucionar desafios relacionados a treinamentos com foco em soluções online.

Com o aplicativo, profissionais da área de treinamento, professores e pessoas interessadas podem criar conteúdos interativos de forma rápida, com interações complexas, áudio e vídeo com qualidade profissional. A ferramenta é fácil de usar e ajuda a criar conteúdos de forma simples, utilizando diversos recursos do sistema. As atualizações de conteúdo também se tornam fáceis com as ferramentas disponíveis.

Sendo uma evolução da versão anterior, o software apresenta uma interface mais intuitiva, com recursos automatizados que permitem a criação de simulações interativas e treinamentos sem a necessidade de ter conhecimento em programação ou possuir habilidades em softwares multimídia.

Desenvolvedores podem criar rapidamente demonstrações, treinamentos de software e simulações completas com descrições em texto, movimentos do mouse e interações com instruções ao usuário usando como base a tecnologia Macromedia Flash, que gera arquivos de tamanhos reduzidos e oferece a possibilidade de gerar múltiplos formatos, como SWF, EXE e MP3.

O fato de usar tal tecnologia possibilita que conteúdos criados pelo Adobe Captivate 2 sejam vistos por todos aqueles que possuem um plugin do Flash instalado. A empresa afirma que são mais de 600 milhões de usuários. Os treinamentos criados aplicativo podem ser integrados a outras soluções de e-learning, como o Macromedia Breeze e Macromedia Authorware.

Captivate Tela

++++
Após instalação, o primeiro passo é escolher que tipo de treinamento você vai produzir: uma simulação de software ou um treinamento com cenários. Se você optar pela simulação de software, o próximo passo é ajustar a área de captura de vídeos e logo em seguida, começar gravar o tutorial que será produzido.

Se a sua opção é pela criação de um treinamento em cenários, você poderá utilizar áudio, vídeo, imagens, ramificações de navegação e ainda recorrer a feedback de usuários. Você também pode começar um novo projeto utilizando um template pronto, ou recorrer a templates do PowerPoint para servir como base.

Os conteúdos, por usar plataforma Flash, contam com acesso universal e opção de impressão. Uma ferramenta que merece destaque é o uso do zoom nos treinamentos, o que pode ajudar na compreensão das aulas e na explicação detalhada dos assuntos abordados.

Uma das grandes dificuldades ao criar um treinamento interativo é o excesso de etapas de navegação que o software pode gerar para o usuário. Com a nova versão do produto, ramificações complexas podem ser mapeadas de forma visual. Com isso, pode-se obter uma visão geral de todo o caminho a ser percorrido durante a aprendizagem. O recurso batizado de Advanced Interation permite o gerenciamento de todas as interações do projeto de forma global. Com isso, nenhum conteúdo criado é perdido.

Fluxo Captivate

Um fator determinante na criação de treinamentos online é o fluxo de como a informação é tratada no processo. É de suma importância a criação de um esquema de trabalho organizado, pois o software sozinho não cria nada. Ele ajuda na organização das idéias e na execução e publicação. O sistema conta com uma base de tutoriais atualizadas constantemente, segundo Marcos Scheidegger, gerente comercial da Adobe no Brasil, o que garante ao usuário, suporte total às dúvidas que podem aparecer durante a execução dos projetos.

O preço previsto do produto para novos usuários é de US$ 800 e para usuários registrados, US$ 520. O software está disponível somente para Windows 2000 ou XP e conta com versões em inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Apesar de não possuir versões em português, é posssível baixar uma versão demo e avaliar o produto por 30 dias.

Para obter mais informações do produto acesse o site do produto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site