Imagem de fundo do header
Vire a página com um clique
Home  >  Review
REVIEW

Vire a página com um clique

Sony Reader é um livro eletrônico que armazena o conteúdo de 80 obras e não cansa a vista

Por Yardena Arar, da PC World/EUA

Foto:

Sony Reader é um livro eletrônico que armazena o conteúdo de 80 obras e não cansa a vista

ebookVocê trocaria seu bom e velho livro por um dispositivo com cara de prancheta futurista? Quase nove meses após exibir o protótipo do Reader, a Sony  e prepara a chegada ao mercado do equipamento. O dispositivo, que promete facilitar a leitura de livros eletrônicos, será compatível apenas com obras fornecidas pela loja online da Sony.
Nos Estados Unidos, o Reader custará cerca de 350 dólares (não há previsão para lançamento no Brasil) – preço que pode desencorajar alguns potenciais consumidores.

Com um belo design, o tamanho do leitor é bem confortável: um pouco mais longo e largo que um livro padrão, mas tem metade da espessura e pesa menos de 255 gramas.  Na parte da frente, fica a tela de seis polegadas em escala de cinza e protegida por uma capa.

Um botão côncavo, localizado à esquerda, é utilizado para virar as páginas; o do lado direito, permite a navegação pelo menu da tela; outra tecla preta, à esquerda, possibilita a alteração para três tamanhos de fonte, que pode ficar até 150% maior que o padrão, recurso muito importante para leitores com dificuldades de visão.

Para baixar conteúdos do PC para o Reader, há uma porta USB na parte inferior do aparelho, região que também abriga adaptador para dispositivos AC e entradas para fones de ouvido. Acessórios como base para sincronização e fones de ouvidos são opcionais.

Um ou dois segundos após ser ligado, o Reader exibe a última página mostrada antes de ter sido desativado. Isso acontece porque, ao contrário da maioria dos e-books LCD, a tecnologia E Ink do equipamento da Sony preserva os milhões de pontos da última visualização. E sua bateria suporta 7.500 mudanças de página.

Sem vista cansada

Mas não cansa a vista olhar para uma tela de cristal líquido? Segundo a Sony, o display E Ink do leitor tem variação de quatro escalas de cinza, em uma resolução de aproximadamente 170 pixels por polegada. Isso representa mais de duas vezes a densidade de pixels da maioria das telas LCDs e uma resolução equivalente ao do livro impresso.

Em nossos testes, textos e imagens de meio tom foram exibidas de modo bastante claro e, como não há luz por trás da tela, a exibição não cansa a vista como quando se lê em um LCD. Além disso, enquanto os LCDs ficam difíceis de visualizar quando expostos à luz brilhante, ocorre o oposto com o Reader: quanto mais brilhante é a luz ambiente, melhor é o contraste do display.

O dispositivo ao qual PC WORLD teve acesso traz em sua memória uma seleção de obras como o Código da Vinci, Freakconomics e 1984. E a memória acessível do leitor, que tem 64 MB, pode armazenar até 80 livros. Caso precise de espaço adicional, é possível comprar um cartão SD ou Memory Stick que pode ser conectado na parte superior do aparelho, à esquerda. ++++

Mas há um inconveniente no Reader. A única maneira de adicionar conteúdo é por meio do software Sony Content, que ainda não está em sua versão comercial. O produto para demonstração avaliado mas um software semelhante ao iTunes. Como neste player musical, é preciso criar uma conta para pagar pelos e-books (disponíveis apenas no formato proprietário da Sony), baixá-los no seu PC e depois transferi-los, via USB, para o seu leitor.

Uma vantagem em comparação com o aplicativo da Apple é que o Sony Connect importa outros tipos de conteúdo do computador para o leitor, que suporta PDFs, imagens em JPEG, MP3, documentos do Word convertidos para o formato RTF, arquivos HTML e RSS.

A Sony espera oferecer 10 mil títulos no lançamento e, alinhados a outros e-books, que custarão pouco menos que as edições impressas. A cada download, você pode autorizar até seis dispositivos – tanto PCs quanto aparelhos leitores, com o Sony Connect instalado – a ler os livros.  Se o leitor vale 350 dólares? Bem, somente se você quiser organizar seus livros, parar de matar árvores ou necessitar de uma fonte bem grande, que facilite a leitura. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site