Imagem de fundo do header
Garantia de segurança na rede
Home  >  Review
REVIEW

Garantia de segurança na rede

Symantec e McAfee, rivais de longa data, mostram novas armas para reinar no mercado da segurança digital. Confira o teste comparativo

Por Narasu Rebbapragada, PC World (EUA)

cadeado_70aa.jpg
Foto:

Rivais de longa data mostram novas armas para reinar no mercado da segurança digital

Novo Cadeado 120Os conjuntos de segurança para 2007 lançados pela Symantec e McAfee conseguem fazer frente às atuais ameaças digitais. As funções de antivírus, antispyware e proteção firewall de cada pacote manterão seu PC seguro; ambos os kits ainda oferecem ferramentas secundárias como controles de acesso a conteúdo indevido, controle de privacidade e atributos antispam. O conjunto da Symantec sai mais em conta nos Estados Unidos para quem configurar múltiplos PCs (a licença nos EUA vale para três máquinas) e, além disso, oferece melhor proteção contra adware e spyware, apesar dos problemas causados por algumas falhas de desempenho.

As duas empresas fizeram bem em reprojetar suas interfaces. O conjunto da Symantec está teve a aparência aperfeiçoada e agora responde aos comandos mais rapidamente. Há ainda um toque especial: a Symantec otimizou a ocupação de espaço ao disponibilizar os controles secundários em um pacote complementar disponível para download  no site da empresa. A instalação inicial do McAfee possui todos esses controles mais arquivo de backup, arquivos fragmentados e atributos para limpar os “arquivos entulho” - o que alguns usuários podem achar valioso. Nenhum dos conjuntos permite o uso de um botão master on/off para encerrar o software. O motivo é evitar que os usuários desabilitem acidentalmente a proteção de segurança - entretanto, isso também dificulta a tarefa de localizar os problemas do PC.

A instalação do Symantec recomenda desinstalar outros produtos antispyware isolados, alertando que programas de proteção em tempo real interferem em sua própria proteção. Percebe-se isso ao executar o programa Symantec e o Spybot-S&D (mas, logo deve ser lançado um patch para suavizar o problema). Porém, não fica claro se a execução simultânea de outro programa antispyware acarretaria o mesmo problema de compatibilidade que executar outro programa antivírus, fatores não mencionados pela Symantec.

Nos testes de malware conduzidos pela AV-Test.org, ambos os kits tiveram bom desempenho, apesar de possuírem fraquezas específicas. O conjunto da Symantec detectou apenas 74% dos malwares embutidos nos objetos Microsoft Office Object Linking e Embedding (OLE), já o McAfee detectou 100%. Na hora de escanear malwares ocultos em arquivos comprimidos, o McAfee continua se saindo melhor com 90% de índice contra 75% do kit da Symantec.

Por outro lado, a proteção da Symantec contra adware e spyware foi excepcional, com taxa de 95% de amostras de adwares e spywares. Já a detecção do McAfee conseguiu somente 74%. No quesito de falsas detecções, o McAfee obteve um significante 0,09% contra os aceitáveis 0,02% da Symantec (para mais informações sobre o teste dos produtos, veja o “Como Testamos”).

++++

Os dois conjuntos impedem que você entre em sites phishing, porém o da McAfee possui uma melhor implementação antiphishing. A versão Symantec trabalha somente com o Internet Explorer. Uma barra extra, localizada abaixo da barra de endereços, fica vermelha se você cair num site phishing. O McAfee, que também funciona com o Firefox, vem com um caixa de diálogo para sites bloqueados que aparece como um pop-up na barra de tarefas. Para alertar o usuário sobre sites contaminados, a McAfee ainda emprega o SiteAdvisor plug-in.

Em testes informais, ambas as proteções antiphishing dos produtos foram eficazes. Por ambos os kits se concentrarem em sites que coletam informações financeiras ou confidenciais, nenhum deles evita que você visite sites fraudulentos que usem o selo de privacidade TrustE para coletar informações – por isso é bom continuar de olho nos sites em que você surfa na rede.

Outro caso de aplicabilidade: o controle de conteúdo acessível do McAfee agora é capaz de analisar imagens e classificá-las como conteúdo inapropriado, mas esse atributo ainda é controverso. Quando foi aberto num PC sem o usuário administrador, ele automaticamente habilitou a configuração “Crianças e adolescentes”. Em outra ocasião bloqueou a exibição do site Yahoo e bloqueou a exibição de rostos de mulheres em sites de spa. Em um outro PC, desta vez com login de administrador, mesmo com a configuração de “Crianças e adolescentes” habilitada, o programa exibiu duas imagens de topless na home page do Sex.com, mas bloqueou a imagem do Vídeo do Dia.

Com toda essa proteção, saiba que o desempenho do seu PC será afetado – de forma um pouco mais exagerada com o conjunto da McAfee. Nos testes de velocidade conduzidos pela AV-Test.org, foram necessários 36 segundos para copiar 760MB de arquivos num PC de teste equipado com um CPU Pentium 2,8-GHz, 512MB de RAM e um HD de 80GB (sem nenhuma proteção de segurança habilitada). Copiar com a proteção em tempo real Symantec levou 80 segundos na mesma tarefa e com o mesmo tipo de proteção, só que no McAfee foram necessários 97 segundos.

No saldo final, o conjunto da Symantec é melhor que o do seu concorrente, apesar de uma maior quantidade de atributos não relacionados ao sistema de segurança do McAfee, como a impressionante ferramenta SiteAdvisor e excelentes componentes antiphishing.

Como Testamos
A empresa de pesquisa alemã AV-Test.org conduziu os testes de desempenho e avaliou a capacidade de cada conjunto em detectar malwares como vírus (boot, arquivo, macro e script), adware, spyware, programas invasores, bots e cavalos-de-tróia. PC World avaliou os atributos de preço e utilidade; esses critérios – além do desempenho – foram determinantes na classificação geral.

Produto:

McAfee Internet Security 2007

Symantec Norton Internet Security 2007

Prós:

O conjunto completo oferece boa proteção de navegação web, ótimo desempenho e fácil instalação

O conjunto reprojetado, com licença para três PCs (opção não disponível no Brasil), proporciona proteção exemplar contra adwares e spywares

Notas:

 8.5

8.7

Preços:

R$ 119

R$ 119

Comprar:

www.mcafee.com.br

www.symantec.com.br

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site