Imagem de fundo do header
É hora de editar
Home  >  Review
REVIEW

É hora de editar

Um dos programas mais populares para o trabalho com vídeo, o Adobe Premiere Elements tem nova versão

Por Allan Stafford, PC World (EUA), com colaboração de David de OLiveira Lemes

Foto:

Um dos programas mais populares para o trabalho com vídeo, o Adobe Premiere Elements tem nova versão

Premiere ElementsCom uma interface mais simples e funcional que a versão anterior do software, o Adobe Premiere Elements 3 (preço sugerido de 360 reais) agora conta com recursos que possibilitam a qualquer pessoa fazer criações de grande impacto.

A grande melhoria da nova versão do editor de vídeos é o atributo batizado de Sceneline, cuja função é ser uma alternativa à linha do tempo padrão do aplicativo, para tornar o processo de edição mais rápido e intuitivo.

Esta funcionalidade, comum em editores de vídeo, torna o trabalho mais fácil devido aos espaços de tempo predeterminados. Isso significa que basta você arrastar seus clipes na caixa do Sceneline e aplicar os efeitos de transição nos boxes que ficam entre os filmes.

No caso do Elements 3, você pode clicar com o botão direito do mouse nas caixas e escolher a transição por meio de uma ampla lista. O software permite que tanto o Sceneline quanto a linha do tempo sejam configurados como plataforma de trabalho principal para organizar clipes de áudio e vídeo, transições, aplicações de efeito, ajustes de som e outros atributos.

Com a nova versão, é possível importar e editar vídeos em alta definição (HDV), mesmo considerando o alto custo das filmadoras deste tipo.

Narre sua história

Caso você tenha um microfone ligado ao computador, conseguirá gravar a narração de uma história usando diretamente o Premiere Elements 3. Basta clicar no botão Add Narration e, quando a gravação estiver concluída, o aplicativo irá inserir, automaticamente, o arquivo de voz em uma nova camada no Sceneline ou na linha do tempo. Este é atributo é fácil de usar e pode deixar seus vídeos mais profissionais.

Acrescentar texto em sua composição também é fácil. Existe um botão que facilita o trabalho: basta clicar e digitar a mensagem, legenda ou abertura. Para editar, existe uma janela com todas as fontes comuns e controles de caracteres.

Sabe o que falta no software? Um link para sites de compartilhamento de vídeo. A Adobe possui uma página na web para o compartilhamento que é acessível pelo Elements 5, mas não pelo Premiere Elements 3. Além do mais, ela é básica e não possui o mesmo tráfego dos grandes sites.

O ideal seria uma integração com o YouTube, como um botão “fazer upload no site”. Outro problema, para os brasileiros, é que ainda não existe versão em português. O software suporta uma grande variedade de formatos, e os vídeos podem ser importados de câmeras DV, DVD, dispositivos HDV, celulares e gravadores de vídeo MPEG-4.

.: Editor com software livre

Programas gratuitos para incrementar seus vídeos

VirtualDubVirtualDub 1.6.15 - Ao contrário dos editores tradicionais, o VirtualDub (www.virtualdub.org/) é definido como um pré-processador de vídeos. Com ele, é possível mixar vídeos nos formatos MPEG e AVI e trabalhar diversos recursos, como edição, ajuste e compressão de áudio e vídeo. Inclui efeitos de rotação, conversão para preto-e-branco, ajuste de contraste e brilho. Quer mais? É só baixar um dos vários plug-ins disponíveis para download, que incrementam seus recursos.

JahshakaJahshaka 2.0 - Considerado um software de pós-edição para criação de efeitos especiais, o Jahshaka (www.jahshaka.org) também é usado para edição de vídeos. O programa foi desenvolvido para rodar tanto em Linux quanto em Windows ou Mac OS X. O sistema trabalha com aceleração OpenGL e suporta texto e objetos 3D. Possui também sistema de partículas e módulo de pintura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site