Imagem de fundo do header
Portátil e barato, mas com recursos
Home  >  Review
REVIEW

Portátil e barato, mas com recursos

Modelos de portáteis de baixo custo ganham itens como sensor biométrico e aproximam-se da faixa dos 2 mil reais

Por Mário Nagano

Foto:

Os modelos de portáteis de baixo custo ganham itens como sensor biométrico e aproximam-se da faixa dos 2 mil reais

notebook barato 150Visto antigamente como um equipamento de luxo para executivos, o notebook está cada vez mais barato e popular. Há um ano, PC WORLD realizou um comparativo com máquinas de baixo custo. Nessa categoria estavam modelos abaixo de 5 mil reais (baratos para a época).

Voltamos ao tema, com cinco modelos avaliados para este superguia de notebooks, e, para alegria do consumidor, o modelo mais caro não passou de 2.860 reais. Nosso comparativo de modelos de entrada mostra uma grande variedade de estratégias para chegar a valores inferiores a 3 mil reais. E não espere apenas modelos espartanos.

Para torná-los mais atrativos, os fabricantes incorporam recursos mais modernos nos notebooks de baixo custo. O teste reúne os produtos 3000 C100, da Lenovo, Compaq Business nx6325, fabricado pela HP, Infoway Note W7630, oferecido pela Itautec, Lynx v.5, da ez-GO, e Mobile D35, desenvolvido pela Positivo. O prêmio Best Buy vai para o equipamento Compaq Business nx6325 (2.399 reais), da HP, que oferece recursos muito interessantes para um produto dentro dessa faixa de preço.

Por ser um modelo voltado para o mercado corporativo, o nx6325 possui um bom padrão de construção, compartilhando os mesmos acessórios e funcionalidades de modelos mais sofisticados da linha, com destaque para o sensor biométrico e chip de segurança, recurso ainda raro entre os modelos abaixo de 3 mil reais. O equipamento também se destacou nos testes de performance gráfica.
 
Para usuários que exigem uma plataforma mais atual, a opção é o Mobile D35, da Positivo (2.799 reais), que apresenta duas características interessantes: tecnologia Napa (a mesma do Core Duo) e desenho compacto, com 31 centímetros de largura por 3,1 de altura e 22 cm de profundidade e 2,05 quilos de peso (o mais leve do comparativo). Ele é praticamente o mesmo modelo que participa de nosso teste na categoria de compactos, só que equipado com um chip Celeron M de 1,46 GHz.

Aliás, esse processador foi a opção adotada pela maioria dos participantes (variando apenas a freqüência), com exceção da HP, que utiliza um Mobile Sempron 3400+ de 1,8 GHz.

++++

escolha notebookOutra constante foi a opção de equipar os notes com apenas 256 MB de SDRAM, que é o mínimo necessário para rodar o Windows XP – mas longe de ser o ideal para trabalhar com o sistema. A exceção é o Infoway Note W7630, com 512 MB. Esse modelo e o Mobile D35 foram os únicos equipamentos com tela larga (widescreen), sendo que a da Itautec é bem maior (15,4”) e traz resolução ligeiramente melhor (1.280 por 800 pixels).

Apesar de ser um modelo relativamente recente, o 3000 C100 (da Lenovo), que foi o ganhador do nosso último Best Buy de portáteis de baixo custo (realizado em maio de 2006), não conseguiu repetir a façanha. Comparado aos novos concorrentes, seu desempenho
foi modesto. Mesmo assim, ele ainda conta com alguns atrativos, como a boa autonomia de bateria e seu suporte de software – o chamado Lenovo Care – baseado nas ferramentas ThinkVantage.

Um dos produtos que também merece atenção é o Lynx v.5, da ez-GO, um equipamento simples e ainda baseado na plataforma Sonoma (Centrino de segunda geração), oferecido por 2.095 reais.

De maneira geral, ficamos impressionados com os recursos oferecidos pelos modelos de entrada, que, apesar de não se destacarem em matéria de desempenho, atendem bem às necessidades básicas de qualquer usuário, seja ele fixo, seja móvel.

Confira tabela comparativa entre os modelos testados

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site