Imagem de fundo do header
Um PC para ficar junto à TV
Home  >  Review
REVIEW

Um PC para ficar junto à TV

O design inovador e o funcionamento silencioso fazem deste computador uma excelente aquisição, mesmo tendo um preço salgado

Por Anush Yegyazarian, PC World EUA

Foto:

O design inovador e o funcionamento silencioso fazem deste computador uma excelente aquisição, mesmo tendo um preço salgado

25672_g1.jpgO Sony VAIO VGX-TP1 chama a atenção mesmo sem querer. Em formato circular, em cores branco e cinza, parece mais um suporte para ser utilizado com algum equipamento do que um PC propriamente dito.

Mas é, sim, um computador e foi feito para funcionar na sala de estar, no quarto, na cozinha e em qualquer outro lugar em que você deseje assistir TV e ter a funcionalidade de um PC media center.

Medindo cerca de 26 centímetros de diâmetro e menos de 10 centímetros de
altura, a unidade tem uma configuração impressionante dado seu tamanho compacto.

Ele tem processador Intel Core 2 Duo 5600 com 1.83-GHz, 2GB de memória RAM, disco-rígido de 300GB, gráficos integrados e sistema operacional Windows Vista Home Premium.

Completam o pacote um teclado, um mouse e um controle remoto sem fios que, além de serem confortáveis de usar, são igualmente compactos.

A unidade avaliada por PC WORLD era de pré-produção e razoavelmente fácil de se instalar, apesar de termos tido certa dificuldade em encontrar o pequenino botão localizado na frente do equipamento que ativa o receptor wireless e permite que se utilize o teclado, mouse, etc.

Funcionando, o VAIO VGX-TP1 foi extremamente silencioso. Por ser uma unidade em pré-produção, não o testamos de formalmente, no PC World Test Center, mas consideramos sua performance boa para tarefas típicas de informática e de multimídia, como sintonizar TV.

A exibição do conteúdo de um DVD foi adequada, apesar de termos notado alguns problemas de codificação. O equipamento utiliza gráficos integrados (baseados no chip set Intel 950) e divide a memória gráfica, o que pode ser o culpado disso – ou talvez, a unidade avaliada nos testes tenha que sofrer algumas correções a serem feitas pela Sony.

Mesmo com seu tamanho diminuto, o VGX-TP1 fornece as oprtas que você espera encontrar num PC de vocação midiática, incluindo conexão VHF/UHF, uma porta adaptadora para conexão de cabos RCA e S-Video e um porta de áudio óptico.

Na frente, ele traz também duas portas USB (atrás existem mais duas), uma porta iLink (também conhecida como FireWire 400), um slot para cartão SD e outro para Memory Stick.

Uma portinhola cobre todas estas portas, fazendo o computador parecer menos um PC – uma boa idéia, mas que dificilmente funciona, já que a portinhola estará quase sempre levantada.

O mesmo vale para a capa destacável que oculta as portas traseiras: se elas estiverem todas ocupadas e em uso, a capa se torna menos prática.

O VAIO VGX-TP1 vem também com uma pequena antena e um adaptador USB HDTV.

Previsto para chegar as lojas norte-americanas neste mês de março, ele foi apresentado ao público na edição de janeiro da feira CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O produto tem preço estimado em 1,6 mil dólares. É uma cifra um tanto salgada, mas o visual e a operação silenciosa dele o tornam mais do que bem-vindo numa sala de estar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site