Imagem de fundo do header
Mais espaço para seus dados
Home  >  Review
REVIEW

Mais espaço para seus dados

Precisa transportar grande quantidade de arquivos? HDs externos são uma boa solução. Testamos quatro modelos

Por Mário Nagano, PC World

Foto:

Precisa transportar grande quantidade de arquivos? HDs externos são uma boa solução. Testamos quatro modelos

HDs_externos_100x120.jpgSistemas operacionais que exigem mais espaço em disco, câmeras que tiram fotos com muitos megapixels, vídeos com vários gigabytes. Com a evolução das tecnologias, são necessários discos rígidos cada vez mais “espaçosos”.

A solução mais simples e prática para expandir a capacidade de armazenamento de um computador são os discos rígidos externos, tema deste comparativo.

O mercado de HDs portáteis lembra o de carros, com modelos pequenos e estilosos, como os esportivos europeus, e outros maiores e mais robustos, como modelos com tração nas quatro rodas.

Para simplificar as coisas, focamos nosso interesse nos modelos mais simples e funcionais, com espaço para todos os dados da família.

Para isso, PC WORLD analisou quatro modelos, todos com 500 GB: o Desktop Hard Drive Hi-Speed, da Iomega e o Hard Drive Desktop, da LaCie (ambos distribuídos pela Controle Net); o My Book External Hard Drive, da Western Digital; e o Push Button Backup ST3500641CB-RK, da Seagate.

Realizados os testes, o disco que ofereceu a melhor relação entre custo e benefício foi o ST3500641CB-RK, da Seagate, merecedor do prêmio Best Buy.

De maneira geral, todos os discos que analisamos apresentaram as mesmas características básicas: utilizam discos para desktop de 3,5 polegadas e 7.200 rpm, porta USB 2.0 e oferecem software de backup.

Também incluem todos os acessórios necessários para colocar o disco em funcionamento, como fonte de alimentação, cabos e até suporte para montar o disco na vertical, permitindo assim melhor aproveitamento do espaço na mesa de trabalho.

Os modelos são muito semelhantes até no desempenho. Observamos diferenças entre o melhor e o pior resultado de, no máximo, 2,4 segundos no tempo de transferência de arquivos, ou 13 ms no tempo de resposta de um disco, o que não representa muito na vida real.

O disco da Seagate ganhou pontos a mais na nossa avaliação por ter sido o único a vir equipado com uma porta FireWire, o que é um atrativo a mais, principalmente para os usuários de Mac que não dispõem de uma porta USB 2.0. Além disso, seu preço sugerido de 1.500 reais só perdeu para o My Book, da Western Digital (1.490 reais).

Como o próprio nome sugere, o My Book possui um gabinete estilizado na forma de livro. Outro diferencial desse modelo é o fato de ser o único a possuir um slot para trava antifurto padrão Kensington.

Ao contrário dos seus concorrentes, que utilizam discos de marca própria, tanto a LaCie quanto a Iomega adotaram o mesmo modelo Deskstar HDS72505, produzido pela Hitachi.

Ambos possuem gabinetes com detalhes de metal, sendo que o LaCie possui um charme extra por ter sido projetado pelos estúdios F.A.Porshe. Eles também são os discos de dimensões mais reduzidas desse comparativo, o que facilita o transporte de um local para outro.

Confira aqui tabela comparativa entre os modelos testados

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site