Imagem de fundo do header
Illustrator CS3: muito mais que uma nova interface
Home  >  Review
REVIEW

Illustrator CS3: muito mais que uma nova interface

A PC World testou a versão beta do Illustrator CS3, cuja versão integral estará disponível no Brasil em maio

Por Ben Long, da PC World (EUA)

Foto:

A PC World testou a versão beta do Illustrator CS3, cuja versão integral estará disponível no Brasil em maio

Ao contrário do Photoshop, o Adobe Illustrator não exige que o usuário espere por longos processamentos. E, por isso, a pressão que havia para sobre o funcionamento da nova versão do Photoshop em máquinas Intel era inexistente para o Illustrator.

Apesar de os usuários do Illustrator estarem, provavelmente, menos apreensivos em relação ao desempenho da versão CS3 do aplicativo de desenhos, eles devem prestar bastante atenção nas novas características que a Adobe decidiu adicionar.

A PC World avaliou a versão beta do Illustrator CS3 e, para alegria dos usuários e da Adobe, percebemos que esta última atualização conterá algumas novas características excelentes e importantes quando for lançado em maio.

Quais as novidades?++++Quais as novidades?

Algumas novas ferramentas e comandos foram adicionados ao Illustrator CS3. Entre elas, a ferramenta Brush (Pincel), que permite preencher espaços em branco como se faz em um programa de pintura, e a nova Eraser (Borracha), a qual possibilita apagar qualquer parte de um desenho como se faria em um programa de pintura e, automaticamente, o software cuida de redistribuir os pontos de construção do desenho.

Por muito tempo, o Illustrator tinha uma barra de ferramentas para alinhamento e distribuição dos objetos, mas que só funcionava para objetos inteiros. Com o Panel Control (Painel de Controle), agora existem comandos para alinhar e distribuir ponto. Quando você tiver múltiplos pontos de controle selecionados, você poderá alinhá-los ou distribuí-los usando Control Panel.

Talvez as mudanças mais significativas do software foram feitas no Color Picker (popularmente conhecido como “conta-gotas”). Pessoalmente, o conta-gotas do Illustrator me incomodou durante muito tempo: parecia que era preciso muitos cliques para somente mudar a cor de algo. Com o CS3, as coisas ficaram muito mais fáceis graças ao Live Color, um ambiente desenhado especificamente para explorar e criar combinações de cores, as quais podem ser salvas e reutilizadas posteriormente — recurso semelhante aos estilos de documentos em um editor de texto.

O Illustrator agora suporta a mesma interface embarcada que os outros aplicativos da suíte CS3. Aqui, você pode ver a nova borracha usada para adicionar um corte irregular ao desenho. Note a nova paleta Guide Color, que gera automaticamente cores que complementam a cor de nosso texto.

Amostras de combinações de cores podem ser criadas sem ter de mudar a cor de nenhum objeto em sua biblioteca, e o Illustrator pode criar, automaticamente, esquemas de cores complementares, análogas ou monocromáticas. Também pode criar sua própria regra de “harmonia”: escolha uma cor base e o Illustrator irá automaticamente presenteá-lo com uma seleção de complementos harmoniosos.

Com a caixa de diálogo Live Color, você pode dinamicamente aplicar cores para selecionar objetos e substituir o tom de vários objetos de uma só vez. Ferramentas de remapeamento também são oferecidas para reduzir de maneira inteligente o número de cores de uma imagem.

Entre outros recursos adicionais que foram muito bem-vindos estão a tão aguardada ferramenta Crop, que evita aquela briga para criar um objeto com máscara se você quiser aparar uma ilustração. Outro destaque é a integração com o Flash, o software de animação web da Adobe.

O que mudou?++++O que mudou?

Assim como o resto da suíte, o Illustrator foi atualizado com o novo design da interface da Adobe com um número importante de melhoras na área de trabalho. Além das paletas embarcadas, o Illustrator agora tem um Painel de Controle no topo da tela, como os outros aplicativos da Creative Suite. Este novo Painel de Controle oferece muito mais opções do que a barra de controle do CS2, tornando muito mais fácil de configurar as ferramentas.

Provavelmente, a melhor mudança na interface foram algumas modificações simples nas ferramentas de seleção e desenho. Ao colocar o mouse sobre qualquer ponto com a ferramenta Direct Select (seta preta), este agora é iluminado automaticamente, mesmo se o objeto em si não estiver selecionado. Isso torna mais simples procurar os pontos quando for fazer um path.

O Control Panel (Painel de Controle) agora oferece comandos para adicionar e deletar pontos, como também cortar e unir paths. Também é possível converter anchor points (pontos-âncora) – todas as tarefas que normalmente exigiam que você selecionasse as ferramentas Scissors, Pen Tool, ou Convert to Anchor Point. Agora, todas essas tarefas podem ser executadas sem ter de mudar de ferramenta.

Selecionar pontos individuais é mais fácil, mas se aqueles pontos estão sobre um objeto que está posicionado atrás de outros, você ainda não poderá clicar diretamente nele.

Nas versões anteriores, você deveria usar algumas combinações de lock (trancar camada), hide(ocultar) ou então mudar a posição das camadas dos objetos. Você ainda pode trabalhar desta forma, mas agora o CS3 inclui o Isolation Mode (Modo de Isolação), o qual traz automaticamente o objeto selecionado ou grupo para a frente, o que facilita a edição e, depois, o retorna automaticamente para a posição inicial.

O que esperar?

O Illustrator CS3 é muito mais do que apenas um CS2 com melhor performance e nova interface. A Adobe adicionou um bom montante de profundidade ao programa e nós iremos explorá-las melhor quando fizermos o review da versão final.

Ben Long é escritor e fotógrafo freelancer de São Francisco. Ele é autor do recém-lançado Adobe Photoshop CS3 Beta First Look (Peachpit Press, 2007)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site