Imagem de fundo do header
Multifuncional laser tem preço atraente
Home  >  Review
REVIEW

Multifuncional laser tem preço atraente

Samsung SCX-4200 apresenta bom custo benefício para pequenos escritórios

Por René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

Samsung SCX-4200 apresenta bom custo benefício para pequenos escritórios

As impressoras lasers estão com seus preços em queda. E uma boa queda. Na mesma trilha, vêm atrás as lasers multifuncionais.

Testamos o modelo SCX-4200, da Samsung, que pode ser encontrada por 549 reais. Por esse preço é possível ter um escritório equipado com copiadora, impressora e scanner de imagens e documentos.

Ela cabe em espaço reduzido e pesa 9,3 quilos, ideal para quem não dispõe de muito espaço livre.

A função scanner suporta originais até o tamanho A4 e o encaixe da tampa pode se ajustar de forma a tirar cópias de brochuras ou apostilas.

O equipamento traz uma bandeja com capacidade para 250 folhas e sua saída suporta acumular 50 folhas. Também tem entrada manual com alimentação de uma folha por vez. A interface para se conectar ao computador é USB. Infelizmente não vem com interface de rede.

Nos testes, a velocidade de impressão para papel carta, foi de 19 páginas por minuto (ppm) e de 17 ppm para impressões em formato A4.

Mesmo alterando a qualidade de impressão para o máximo (600 dpi x 600 dpi), a quantidade de páginas por minuto se manteve. Foram impressos documentos com foto em preto mesclado com texto e também textos com gráficos em Excel.

A função de cópia proporciona redução e ampliação, várias páginas por folha, modo pôster e cópia de dois documentos em uma única página, o que facilita tirar cópias de documentos.

Softwares
Além dos drivers da impressora e scanner, o SmarThru 4 também é instalado quando se insere o CD que acompanha a impressora, para scanner de imagens e OCR (reconhecimento de caracteres). A velocidade do scanner para uma página de A4, em cores, foi de 17 segundos, algo que não apresenta nada fora do comum.

O driver de impressão não possui a função de frente e verso. Encontramos um modo para fazê-lo, imprimindo primeiro as páginas ímpares.

Depois os impressos são colocados novamente na bandeja, mas um pequeno desvio de atenção e corre-se o risco dos papeis serem colocados invertidos. Toda a atenção é necessária para que a impressão não saia errada.

Com o OCR é possível gerar o documento digital no formato PDF, e os padrões do Word (DOC e RTF) não foram esquecidos.

No teste os documentos foram revisados pelo revisor do Word 2003 e nenhuma palavra foi encontrada com erro. Um documento com imagem (um logotipo de empresa) foi utilizado no OCR para ver o comportamento do software. O software não se confundiu: transferiu a imagem e o texto corretamente.

O cartucho de tonner tem capacidade para 3 mil cópias e custa 379 reais, ou seja, um custo por cópia é de 12,6 centavos. No entanto, o cartucho que acompanha a impressora tem capacidade para apenas mil cópias. Segundo a empresa, a impressora foi construída para suportar uma carga de trabalho mensal de 10 mil páginas impressas.

A SCX-4200 se mostrou eficiente e a qualidade de gráficos não deixa a desejar. Mas, por seu perfil, deveria trazer interface de rede de fábrica.

impress_samsung 350

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site