Imagem de fundo do header
ZipGenius 6 Standard: compressão de graça
Home  >  Review
REVIEW

ZipGenius 6 Standard: compressão de graça

Apesar de alguns poucos erros, este aplicativo gratuito compete muito bem com seus concorrentes pagos

Por Danny Allen, da PC WORLD (EUA)

zipgenius_70.jpg
Foto:

Apesar de alguns poucos erros, este aplicativo gratuito compete muito bem com seus concorrentes pagos

zipgenius_100Gratuito, o ZipGenius 6 Standard não exige registro ou o preenchimento daqueles
relatórios intrusos, ainda oferece muitas das funcionalidades encontradas na maioria de seus concorrentes pagos.

Assim como o StuffIt Standard 9.5 (25 dólares) e o WinRAR 3.70 (70 reais), o ZipGenius 6 permite buscar arquivos armazenados em pastas comprimidas que podem estar em qualquer um de diversos discos rígidos ou locais de redes. É uma boa ferramenta para se ter porque o Windows XP e o Vista podem buscar apenas dentro de arquivos .zip.

O utilitário também tem alguns add-ons gratuitos que podem ser baixados. Um deles adiciona capacidades transferência de arquivos via FTP, e outro permite importar e comprimir imagens de fontes como scanners Twain, cartões de memória ou pendrives.

Coleções de grandes arquivos de fotos são perfeitas candidatas à compressão e o ZipGenius exibe ícones de pré-visualização das imagens contidas em uma pasta comprimida – embora não o faça tão facilmente quanto o WinZip 11.

O ZipGenius 6 Standard também tem um assistente para criação de apresentação de slides. Embora isto devesse ser uma interessante funcionalidade extra, obtivemos mensagens de erro todas as vezes que tentamos utilizá-lo. Criar uma apresentação de slides com fotos localizadas dentro de uma pasta comprimida também fracassou.

Assim como o PowerArchiver 2006, o software utiliza a extensão .7z (originalmente desenvolvida para um programa de código aberto chamado 7-Zip) para entregar seu máximo grau de compressão. Entretanto, ZipGenius era o mais lento entre os dois.

Nos mesmo testes, o ZipGenius 6 Standard descomprimiu o formatos .sixt (StuffIt Standard 9.5) e .rar (WinRAR 3.61), mas demorou muito mais para realizar a tarefa do que o fez no formato .7z.

O ZipGenius 6 Standard pode criar pastas de compressão em poucos outros formatos, como .zip e .tar, e extrai uma variedade de outras extensões, como .rar ou .ace, além de imagens de disco .iso e .nrg. 

Para suportar a extração de pastas em formatos .arj, .arc ou .lzh é necessário utilizar programas externos. O ZipGenius 6 Standard oferece suporte para encriptação CryptoZIP 2.0; AES-128; BlowFish-128; e TwoFish.

O software também é capaz de criar pastas comprimidas de múltiplos-volumes (quebrar em múltiplos arquivos ou permitir que o usuário escolha seu tamanho), mas apenas no formato .7z.

O ZipGenius 6 Standard pode extrair arquivos para CD-R e CD-RW e, como a maioria das ferramentas de compressão, integra com o menu do Windows Explorer que aparece quando se clica com o botão direito (acesso rápido a comandos como comprimir e enviar por e-mail).

É possível configurar o Gerenciador de Tarefas do Windows para automatizar a criação de backups de arquivos e pastas por meio do utilitário.

Quer uma ferramenta de arquivamento ponderosa e não pagar por isso? Você pode usar a versão trial de um programa pago, mas aguentar as irritantes telas de aviso e funcionalidades bloqueadas poderá gerar algun cansaço. Se você não se importar com uns poucos erros, o ZipGenius 6 Standard pode ser o seu próximo download.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site