Imagem de fundo do header
Novo Chocolate, da LG, apresenta poucas novidades
Home  >  Review
REVIEW

Novo Chocolate, da LG, apresenta poucas novidades

Maior novidade é a substituição do anel de navegação por pontos 'pressionáveis' distribuídos em uma navigational wheel, que lembra a do iPod

Por Melissa J. Perenson, da PC World (EUA)

Foto:

Maior novidade é a substituição do anel de navegação por pontos 'pressionáveis' distribuídos em uma navigational wheel, que lembra a do iPod

Chocolate1Na ocasião de seu lançamento, um ano atrás, o LG Chocolate causou impacto no mercado devido ao design slider e aos botões sensíveis ao toque.

O segunda versão do aparelho da série Chocolate, o VX8550, acaba de ser lançada e mantém a maioria das características de seu antecessor, o KG800. As principais mudanças afetam, principalmente, a navegabilidade no dispositivo.

O VX8550 — disponível nos Estados Unidos pela operadora Verizon por 250 dólares com dois anos de contrato — continua com o mesmo visual preto e brilhante, assim como outros aspectos básicos permanecem.

A diferença mais óbvia é que o novo modelo substitui o anel de navegação por pontos pressionáveis em uma navigational wheel, semelhante à roda de navegação do iPod.

Só que no lançamento da LG é possível pressionar quatro pontos para navegar pelos menus (esquerda, direita, cima e baixo). De acordo com a assessoria da empresa, o celular não deve chegar o País este ano.

Nos testes de uso realizados pelo PC WORLD Test Center percebemos que a wheel pode simplificar a navegação em alguns menus, mas torna essa tarefa mais complicada em outros.

Algumas vezes, foi mais simples pressionar os quatro pontos da wheel, para navegar para cima, para baixo, esquerda e direita, em vez de deslizar os dedos; o botão de seleção está no centro do wheel. Você precisará entender isso intuitivamente.

Por dentro e por fora
A parte superior do VX8550 revela o teclado do telefone ao ser deslizada para cima. Além das teclas padrão alfanuméricas, a LG adicionou uma linha extra com as teclas send, câmera e end/power na parte de cima do teclado; ausentes na versão anterior.

Isso foi positivo, já que os botões send e end agora estão nos locais em que é previsto que estejam. Por conta desta mudança, para acessar outras funções (como ouvir música) deve-se abrir o slide.

O ideal seria um botão para ouvir música à direita do botão Power; atualmente, o botão de música desabilita o modo sleep e, depois, aciona as características de música.

O que não mudou
chocolate3De qualquer forma, outras coisas não mudaram: o visor de 240 X 320 pixels, com 262 mil cores, tecnologia CDMA 1,9 GHz e 800 MHz; suporte para redes de alta velocidade Ev-DO; câmera/filmadora de 1.3 megapixels, com um  sério atraso no obturador, mas que funciona incrivelmente bem em condições de pouca luz; e compatibilidade com fones Bluetooth. O celular suporta e-mail e mensagens instantâneas e a qualidade do áudio também é muito boa.

O design físico é muito parecido também: mede 9,77 centímetros de altura por 4,75 cm de largura e 1,70 cm de espessura, em comparação com os 9,65 cm por 4,77 cm por 1,75 cm do KG800. O novo telefone pesa um grama a menos que o modelo anterior.

O novo Chocolate também tem ainda seus quarto botões de toque na frente, que acendem quando você liga o telefone, inclusive o microfone (uma das maiores mudanças, já que o primeiro Chocolate não tinha um botão dedicado para essa funcionalidade); a tecla Clear (apagar), para retornar um nível no menu e apagar caracteres digitados; e botões sensíveis ao contexto para esquerda e direita.

Os botões se desligam automaticamente durante uma ligação; para ativar o microfone, por exemplo, você deve, primeiramente, destravar os botões por meio do botão à direita do aparelho. O modelo adiciona um retorno vibratório quando você aciona os controles sensíveis a toque, o que é bom mas deve reduzir a vida útil da bateria.

Chocolate 4Como os confeitos M&Ms, o novo Chocolate vem tanto em preto como em “Vermelho Cereja” e “Menta Azul”. Infelizmente, as luzes por trás dos botões sensíveis a toque não mudam. O modelo vermelho é agradável aos olhos, mas o aparelho ainda tem LEDs vermelhos por baixo dos botões sensíveis ao toque, longe do ideal já que o resultado é um contraste pobre em relação ao acabamento em tons marrons do telefone.

O deslizar da parte de cima do celular revela uma câmera/filmadora de 1.3 megapixels, capaz de gravar e enviar vídeos com até de 30 segundos. Para simplesmente armazenar,  o tamanho do filme é limitado pela capacidade de armazenamento.

O serviço V Cast Music vem com o telefone e por meio dele você pode baixar música (a partir de 1,99 dólar por faixa). Outra opção é usar o serviço de música e vídeo VPak (15 dólares por mês), com centenas de clipes de vídeo, notícias e acesso a e-mails e à web.

É visível que o aparelho tem capacidade multimídia, mas você terá de se esforçar muito se quiser realizar muitas tarefas ou enviar muitas mensagens. A ausência de um teclado dificulta o envio de mensagens de texto e a interface de playback de música carece de um visual mais refinado, comum nos celulares lançados recentemente, como o Nokia N95.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site