Imagem de fundo do header
PC WORLD testou o novo iMac
Home  >  Review
REVIEW

PC WORLD testou o novo iMac

Usando o Boot Camp, analisamos o comportamento do computador da Apple com o Windows Vista Home Premium

Por Melissa J. Perenson, da PC WORLD (EUA)*

novo_imac_70.jpg
Foto:

Usando o Boot Camp, analisamos o comportamento do computador da Apple com o Windows Vista Home Premium

novo_imac07Este iMac, com tela de 24 polegadas (com preços a partir de 6.399 reais no Brasil) é a primeira remodelagem da linha de desktops all-in-one da Apple. Apesar da inovação no desenho e mudanças nas especificações, trata-se de uma atualização pouco radical no iMac. Apesar disso, o equipamento chama atenção.

Testamos a configuração de varejo do novo iMac. Ele vem com processador Intel Core 2 Duo 2.4 GHz, 1 GB de memória, drive ATA de 320 GB, placa gráfica ATI Radeon HD 2600 Pro (com 256 MB de memória GDDR3) e um SuperDrive DVD burner. Esta configuração custa 7.399 reais.

Mas o equipamento permite ser configurado para até 1 TB de armazenamento, 4 GB memória e optar pelo chip Intel Core 2 Extreme 2.8 GHz (10.999 reais).

A conectividade também não foi esquecida nessa reforma. Além da placa gibabit ethernet, o iMac traz o AirPort Extreme 802.11n (draft) para acesso sem fio, integrado a Bluetooth 2.0, além de um receptor infravermelho (para uso com o controle-remoto que acompanha o equipamento).

O PC World Test Center utilizou o Boot Camp para carregar o Windows Vista Home Premium no iMac. Submetido ao nosso teste de performance WorldBench 6 Beta 2, a unidade obteve consideráveis 82 pontos – cerca de 20% menos do que a média dos PCs top de linha, que fica em torno de 103.

:: Confira as imagens do lançamento do iMac

Esse resultado, em parte, pode estar relacionado ao uso de um processador móvel. Além disso, navegar pelas imagens no iPhoto e surfar pela web se mostraram operações rápidas.

Submetemos o iMac a um teste formal para avaliar seu desempenho gráfico. Com o Doom 3, o equipamento atingiu 92 frames por segundo (fps), com resolução de 1.280 x 1.024, e 47 fps na mesma resolução com a função antialiasing habilitada.

Já no Far Cry, o iMac registrou 86 fps (mesma resolução) e 41 fps Com o antialiasing ligado. Estes números são resultados de uma média de uso.++++
novo_imac150Com relação ao design, o novo iMac favoreceu a elegância. O chassi de policarbonato deu lugar a outro, de alumínio anodizado, e a uma tela de vidro emoldurada em preto. O acabamento mantém a linha que foi adotada pela Apple no Mac Pro, MacBook Pro e iPhone, todos combinando alumínio e vidro no design.

novo_imac06Com relação às dimensões, o novo iMac pouco mudou comparado aos modelos predecessores, mas o resultado final causa impacto. Ele parece mais fino, mais estilizado e menos ‘quadrado’ do que as ‘plastificadas’ versões passadas.

O design é, ao mesmo tempo, simples e sensato, com entradas de ar nas partes traseira e inferior do monitor, facilitando o fluxo de ar. A unidade ficou um pouco quente depois de ligada por algum tempo. De acordo com a Apple, isso já era esperado e é causado pelo chassi de alumínio.

:: Confira as imagens do lançamento do iMac

O único parafuso existente no chassi está localizado embaixo da tela. Basta removê-lo para ter acesso fácil aos slots de memória. Uma webcam, com resolução de 640 por 480, e um microfone foram incorporados à tela.

novo_imac05O teclado também foi remodelado para acompanhar o projeto, e inclui duas portas USB 2.0 (a geração anterior só tinha portas USB 1.1). Elas são suficientes para suportar dispositivos que demandem até 500 mA, tais como um iPod ou HD externo.

Infelizmente, essas portas estão inseridas, um da cada lado, no teclado, que é bem fino. Nos testes, apenas um de seis dispositivos de memória flash que tentamos utilizar – cada um com um formato diferente – coube adequadamente na porta USB sem deixar o teclado instável.

O teclado também é bacana e foi surpreendentemente fácil se adaptar às teclas que lembram às existentes no MacBook Pro.

novo_imac04Apesar das teclas terem apenas 0,83 milímetro de altura (nas versões anteriores tinha 2,26 mm), são distantes o suficiente um das outras e facilmente acessíveis para quem digita rapidamente.

Mas seria melhor se a Apple tivesse posicionado o teclado um pouco mais alto, como ocorre na maior parte dos teclados de notebboks, e incluído um apoio para os punhos.++++
novo_imac01O display de 24 polegadas, com resolução de 1.920 x 1.200, é uma grande melhoria com relação às versões anteriores do iMac. Sua superfície oferece melhor contraste e precisão do que o plástico pode suportar.

A Apple informa que a superfície da tela é tratada com proteção anti-reflexiva e reforçada para evitar riscos e quebra. A moldura preta também ajuda na melhoria geral da qualidade da imagem.

:: Confira as imagens do lançamento do iMac

Apesar de o novo iMac não vir com um drive Blu-ray, a placa gráfica integrada do display de 24 polegadas é capaz de decodificar vídeo stream High-Definition H.264 (1.920 x 1.080 pixels), VC-1 e MPEG-2 do mesmo tipo utilizado pelo Blu-ray, e pode suportar uma unidade externa com essa tecnologia.

Outra novidade é a porta FireWire 800 para transferências mais rápidas entre o iMac e dispositivos que também ofereçam a interface, tais como discos rígidos externos.

A decisão da Apple de incluir a tecnologia nos produtos mais recentes mostra que a empresa vai continuar a suportar interface ESATA que muitos fabricantes de motherboards estão utilizando.

novo_imac03A porta FireWire 800 substitui uma das outras duas portas FireWire que havia na versão anterior do iMac.Na parte traseira do equipamento, ao lado das duas portas FireWire, existem ainda três outras portas USB 2.0.

Um novo e mais compacto teclado Bluetooh é vendido separadamente por 30 dólares; já o Mighty Mouse, também sem fio, sai por 50 dólares (comprados juntos, o preço cai para 79 dólares).

O teclado sem fio é quase do tamanho de um teclado de laptop, não inclui teclas para acesso a funções multimídia, vem com 19 teclas de funções, além de botões para controle da tela, que o teclado com fio também possui.

Infelizmente, o Mighty Mouse permaneceu inalterado. Isso faz com que ele pareça estar ‘fora de lugar’ quando colocado em conjunto com o chassi de alumínio e o teclado.

O sistema integrado de som inclui suporte a 5.1 canais, saídas para áudio digital, bem como entrada para vídeo digital. O amplificador digital de 24 watts oferece uma surpreendente força aos alto-falantes embutidos. Os amantes de boa música, no entanto, vão querer complementar o iMac com um set dedicado de speakers: as músicas carecem de profundidade e os vocais soaram um pouco estridentes.

O novo iMac vem com o iLife 08 pré-instalado e que, sozinho, vale 70 dólares. Esta é a primeira e maior revisão feita pela Apple em seu aplicativo de gerenciamento de mídia digital desde o lançamento do iLife 06.

Ele traz novos componentes, como o totalmente redesenhado iMovie e o elementos de Web Gallery (para uso com uma conta Mac). O iPhoto também foi melhorado.

Impressões locais
A convite da GreenMax, distribuidora e integradora de serviços de TI que está vendendo o novo iMac, PC WORLD Brasil pode colocar as mãos no novo iMac, lançado esta semana pela Apple.

 Nosso analista de testes René Ribeiro, ficou impressionado com a qualidade da resposta do novo teclado.

“O periférico é incrivelmente mais fino – as teclas têm quase um terço do tamanho original – e, apesar disso, respondem muito bem”, diz.

Ribeiro, porém, reitera a dificuldade de se colocar um pendrive no próprio teclado. “O teste que fiz utilizou um JetFlash V90, da Transcend, que é diminuto. Mas teria sido um problema caso optasse por um modelo de memória flash convencional”.

* Melissa J. Perenson é editora sênior de produtos da PC WORLD (EUA).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site