Imagem de fundo do header
Laser monocromática em versões econômicas
Home  >  Review
REVIEW

Laser monocromática em versões econômicas

Equipamentos são boa opção para escritórios e pequenas empresas. Confira teste com quatro modelos abaixo de 800 reais

Por René Ribeiro, da PC WORLD

laser_econ70.jpg
Foto:

Equipamentos são boa opção para escritórios e pequenas empresas. Confira teste com quatro modelos abaixo de 800 reais

laser_econ100Assim como desktops, portáteis, câmeras digitais e outros periféricos, a tecnologia de impressão tem evoluído, com preço inversamente proporcional à quantidade de recursos.

Prova disso é o mercado de equipamentos com tecnologia a laser. Além do ótimo preço por página e da qualidade dos documentos gerados, as impressoras que utilizam essa tecnologia também estão bem mais baratas, compactas e com melhores recursos.

Funções presentes em máquinas cotadas a mais de 1,8 mil reais há um ano, já podem ser encontradas em impressoras que custam menos da metade disso, atualmente.

Para quem tem um bom volume de impressão mensal, acima de 500 páginas por mês, por exemplo, já vale a pena partir para a laser.

O PC World Test Center avaliou quatro modelos a laser monocromáticas que custam até 800 reais, ideais para o uso em home office, pequenos escritórios e até mesmo departamentos de empresas de menor porte, que não precisam utilizar cor em seu dia-a-dia.

Foram avaliados os produtos B4100, da Oki Printing; E250dn, da Lexmark; HP 1022; e Phaser 3125N, da Xerox.

:: Clique aqui para ver a tabela com o resultado completo dos testes

Comparando esse preço com as máquinas a jato de tinta, você pode encontrar uma diferença de até 500 reais.

Mesmo assim, fazendo o cálculo na ponta do lápis, percebe-se que o custo de uma página impressa na laser é mais econômico que um modelo jato de tinta, além da maior produtividade. O custo por página chega a ser reduzido em 35%.

Quanto à velocidade, a jato de tinta consegue imprimir de quatro a cinco páginas por minuto (texto com gráficos), enquanto uma laser de pequeno porte pode alcançar mais de 25 páginas por minuto, além da qualidade de impressão oferecida pelas máquinas a laser.

Postos à prova, os quatro modelos testados se saíram muito bem, não apresentando falhas nem de impressão, nem mecânicas.

lexmarkE250nRealizadas todas as análises, o equipamento que se saiu melhor, pelo conjunto de características, foi o E250dn, da Lexmark, merecedor de nosso Best Buy.

Por um preço de 726 reais, ele suporta um ciclo de trabalho mensal de até 50 mil páginas, imprime frente e verso automaticamente e alcançou a velocidade de 26 páginas por minuto (ppm) em documentos com textos e gráficos.

O ponto negativo é o cartucho de toner caro (395 reais) No entanto, todo o conjunto mecânico responsável pelo transporte e mistura do pó estão acoplados ao cartucho.

Portanto, quando substituído, a impressora ganha um novo conjunto de engrenagens, o que aumenta sua durabilidade.

xerox3125NO modelo Phaser 3125N, da Xerox, também ultrapassou a casa de 20 ppm, chegando a 22 ppm. Apresenta bom custo por página, na casa dos 8 centavos. ++++
oki84100A B4100, da Oki Printing, atingiu 17 ppm e tem o melhor custo por folha (7,7 centavos), mas é preciso ficar atento: o cilindro fotorreceptor tem preço reduzido para os clientes que se cadastrarem no site da empresa (359 reais). Para quem não fizer isso, o preço é de 797 reais.

O equipamento 1022, da HP, atingiu 16 ppm, com custo de 11,6 centavos por página.

Conectividade
Em matéria de conectividade, a E250dn, da Lexmark, e a 3125N, da Xerox, são as mais versáteis: oferecem interface para rede Ethernet, porta USB e a antiga (mas ainda presente em muitos computadores) interface paralela.

A HP 1022 e a Oki B4100 apresentam apenas conexão USB. Interessante observar que fabricantes começam a incorporar placa de rede em impressoras de baixo custo, o que facilita o acesso de pequenos escritórios a essa tecnologia.

hp1022Uma boa opção para se ter em um escritório doméstico é a HP 1022. É a mais leve (5,5 quilos) e ocupa pouco espaço. O preço do cartucho também é o mais em conta: 162 reais, imprimindo 2 mil páginas.

A B4100 tem bom custo por documento e faz uma página por minuto a mais que o modelo da HP. No entanto, pesa 10 quilos e ocupa área maior.

Em tempos de economia, um recurso bem-vindo no modelo a laser é a opção de impressão de várias páginas em uma folha e a geração de documentos nas duas faces.

Das quatro impressoras, a E250dn é a única que tem a função frente e verso automática.

:: Clique aqui para ver a tabela com o resultado completo dos testes

:: Para saber mais sobre impressoras laser monocromáticas, clique aqui

:: Para conhecer outros testes comparativos e reviews de produtos e softwares, visite nosso Infocenter de Reviews

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site