Imagem de fundo do header
Documents To Go 10 é compatível com o Office, ‘pero no mucho’
Home  >  Review
REVIEW

Documents To Go 10 é compatível com o Office, ‘pero no mucho’

Software para smartphones e PDAs permite a leitura de documentos DOCX, XLS e PPTX, mas não a edição

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

documents_go70.jpg
Foto:

Software para smartphones e PDAs permite a leitura de documentos DOCX, XLS e PPTX, mas não a edição

documents_togo150Menos de seis meses após lançar a versão 9 do utilitário Documents to Go, a desenvolvedora Dataviz já disponibiliza a edição sucessora, que traz poucas mudanças – a principal delas é sua compatibilidade parcial com arquivos do Office 2007.

Para quem ainda não conhece o software, o Documents To Go é um popular programa para PDAs e smartphones que permite visualizar e editar arquivos de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint, suporta arquivos PDF, além de imagens nos formatos JPG e BMP.

Na prática, o programa permite começar um texto no computador do escritório usando o processador de textos da Microsoft, por exemplo, e terminar no seu dispositivo portátil; o processo inverso também funciona.

documents_togo200A nova versão já é compatível com o Vista e com as plataformas móveis Palm OS 5 e Windows Mobile (versão 3); em breve, estará disponível para BlackBerry.

Para testar o produto, PC WORLD Test Center utilizou um Palm One Treo 650, que foi conectado a PCs com Windows XP e com Vista; não houve problemas de conexão nem de transferência de dados em ambos os casos.

Sua interface de transferência no PC está mais bonita, fácil de usar e permite gerenciar separadamente o conteúdo salvo na memória interna do dispositivo e aqueles arquivos que estiverem armazenados no cartão de expansão.

Em relação aos arquivos, ele mostrou uma limitação relacionada ao trabalho com o Office 2007. Nos testes, foram transferidos documentos com extensões DOCX (Word), XLSX (Excel) e PPTX (PowerPoint). Contudo, só os dois primeiros puderam ser abertos e apenas no modo Somente Leitura; a edição ainda não é suportada e as apresentações de slides foram rejeitadas pelo software.

Entre os pontos a serem destacados está a maior rapidez na tarefa de ler PDFs. Outra melhoria é a variedade de recursos para o trabalho com arquivos das versões anteriores do Office, como o SlideShow to Go (para apresentações), que oferece três recursos de visualização: tópicos enfileirados; exibição da íntegra do slide; ou ainda um tópico por vez, sem a arte de fundo e um espaço para anotações.

Já o Word to Go oferece a maior parte dos recursos de edição de texto e parágrafo, conta com corretor ortográfico e possibilita fazer hiperlinks.

Além disso, nesta edição finalmente é possível editar notas de rodapé, comentários e caixas de texto. No Sheet to Go (equivalente ao Excel), é possível construir gráficos, configurar tabelas e usar fórmulas com grande facilidade. E a versão 10 suporta fontes True Type em suas tabelas.

Além disso, mantém o recurso In Tact, lançado na versão 9, que permite que você nunca perca a formatação dos seus documentos originais do computador de mesa quando fizer alterações no seu dispositivo.

As melhorias na velocidade e nos recursos são muito interessantes para quem ainda não possui um utilitário equivalente. Mas quem já conta com a versão 9 pode até esperar pela próxima versão, que deverá ter um suporte para o Office 2007 mais maduro.

Para quem quiser testar o Documents To Go 10, há uma versão gratuita. Clique aqui para baixar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site