Imagem de fundo do header
Orbit MP: liberdade de movimento
Home  >  Review
REVIEW

Orbit MP: liberdade de movimento

Webcam da Logitech tem sensor e motor que acompanha o rosto do usuário e software para efeitos em 2D e 3D

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

orbit_mp70.jpg
Foto:

As webcams, apesar de cobiçadas por muitos usuários de tecnologia, pouco evoluíram. Felizmente, há exceções, caso da QuickCam Orbit MP, da Logitech.

orbit_mp200O equipamento traz resolução de 1,3 megapixel (1.280 por 960 pixels), ou 4 MP via software para imagens estáticas, com capacidade para capturar vídeos a 30 quadros por segundo e resolução de 640 por 480 pixels.

Mas seu destaque é o recurso que acompanha os movimentos do usuário. Quem usou pelo menos uma vez a função de videoconferência dos comunicadores instantâneos deve ter percebido que as webcams convencionais apresentam dois problemas básicos. O primeiro está relacionado com o foco.

A Orbit MP oferece dois recursos que, combinados, resolvem esta equação. Um pequeno motor identifica movimentos do objeto principal – no caso, o usuário – e reposiciona a webcam para que você esteja sempre no campo de visão.

Convenhamos que não se pode fazer movimentos muitos bruscos senão o sensor não consegue acompanhar; durante uma conversação ele funciona muito bem.

O mecanismo permite que a câmera tenha uma amplitude de movimento horizontal de quase 130 graus e pouco mais de 50 graus na vertical.

Combinado com a função de reconhecimento facial, a Orbit MP é capaz de manter o foco no rosto do usuário quase 100% do tempo.

Movimentos normais, como afastar a cadeira da mesa ou aproximar-se do teclado, são captados e o foco, corrigido automaticamente.

O acessório não estaria completo sem um microfone – e ele vem com um. Porém, nos testes feitos por PC WORLD Test Center, notamos que o microfone capta parte do som do motor quando este movimenta a câmera.++++

orbit_mp150Como muitos dos fones de ouvido hoje trazem também um microfone, recomendamos o uso, pois assim a sua voz estará menos sujeita a interferências externas.

O equipamento se saiu bem em condições de baixa luminosidade. Mesmo em testes cuja única fonte de iluminação era proveniente da tela do computador (testamos duas situações – monitor de tubo e LCD), os resultados foram aceitáveis.

orbit_mptab200Extras que divertem
As características técnicas da Orbit MP fazem dessa webcam uma escolha interessante, apesar do preço salgado (865 reais).

A Logitech incluiu alguns recursos de software que tornam o uso da câmera mais divertido. Com o Video Effects 3D, por exemplo, o usuário pode escolher em uma galeria de avatares aqueles que melhor representam seu estado de espírito.

Os avatares, por sua vez, com o auxílio do reconhecimento fácil, imitiam algumas das expressões e movimentos de cabeça que o usuário fizer.

Se a idéia é inovar, sem ser substituído por uma imagem, é possível optar pelos recursos 2D. O usuário escolhe “adereços” em uma galeria (que pode ser ampliada a partir do site da Logitech) tais como coroa, nariz, óculos, bigode, e máscaras. O resultado é divertido.

Até o zoom do equipamento torna o uso da Orbit MP interessante. Durante uma sessão de batepapo, dá para focar a câmera em seus olhos ou boca e tornar a conversa mais dramática.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site