Imagem de fundo do header
Proteja seu celular: eles também são alvo de vírus
Home  >  Review
REVIEW

Proteja seu celular: eles também são alvo de vírus

Número de pragas para dispositivos móveis saltos de 27 casos, em 2004, para 362 este ano. Confira o teste com antivírus para celulares

Por Renato Rodrigues, para PC WORLD

virus_cel70.jpg
Foto:

virus_cel150Apesar da cansativa – e ainda sem previsão de final feliz – novela das licenças de terceira geração (3G) para telefonia móvel no Brasil, o acesso à web por meio de smartphones (celulares com sistema operacional) só tem uma tendência a seguir: crescer e crescer. No mundo, isso já acontece.

Estudos da consultoria Strategy Analytics apontam que até 2013 o número de assinantes de redes celulares de alta velocidade irá superar os que usam as tecnologias presentes na maioria dos telefones atuais, chamadas de 2G e 2,5G.

Além disso, a venda de smartphones deve superar a casa das 480 milhões de unidades dois anos antes.

Com a migração acelerada da web para os telefones, é questão de (pouco) tempo para que uma conhecida praga do mundo dos desktops também ganhe força nos telefones: os vírus.

Segundo a empresa de segurança F-Secure, nos últimos anos o número de pragas para dispositivos móveis saltou de 27 amostras, em 2004, para 362, em 2007, ainda muito longe do volume de ameaças para PC, com cerca de 200 novos malwares a cada dia.

Leia também:

Tal como no micro de casa ou da empresa, ter a segurança do celular comprometida pode causar dores de cabeça ao proprietário ou mesmo à sua companhia. Para tentar evitar isso, as soluções são as mesmas adotadas nos PCs: bom senso, cautela e programas antivírus.

PC WORLD Test Center analisou três dos softwares antivírus mais conhecidos para plataformas móveis – leia-se sistemas operacionais Symbian e Windows Mobile.

O primeiro deles é adotado principalmente nos smartphones da Nokia. Já o segundo, empurrado pela força da gigante Microsoft, está avançando com ferocidade, tanto nos celulares quanto em micros de mão (Pocket PCs).

Em comum, todos foram bem fáceis de instalar e usar, além de possuir versões para as plataformas Symbian e Windows, embora interface e manuais, só em inglês.

As diferenças foram a quantidade de recursos e a velocidade de varredura. Quanto à verificação de ameaças, todos tiveram o mesmo desempenho, identificando as pragas usadas no teste.++++
virus_cel150F-Secure Mobile Antivirus
Um dos pioneiros, o aplicativo da empresa finlandesa é de fácil instalação. Basta arrastar o arquivo de 449 KB para o aparelho e executá-lo.

O problema é que exige ativação via internet. O processo demora, nem sempre dá certo e até chegou a travar o telefone, que teve de ser desligado (sim, lembra o Windows dos PCs...).

É o único que pode ser baixado diretamente do celular, acessando a página móvel da empresa, que exibe somente as versões indicadas para o aparelho. Apesar de muito veloz na verificação (500 arquivos em questão de 20 segundos), o programa tem poucas configurações.

Basicamente, permite ligar/desligar a proteção em tempo real e a periodicidade do update. Também permite ver quais arquivos não foram examinados, informação pouco útil para o usuário comum. O manual, em PDF, é fácil. Mas é o produto mais caro: 46,46 dólares.

Kaspersky Antivirus Mobile 6.0
virus_cel_karsp200A versão trial do produto dura um mês e também precisa ser ativada pela internet, por meio de um código disponível no site.

Foi o que mais demorou para varrer os arquivos do dispositivo – mais de 1 minuto para 500 arquivos. O menu permite agendar a varredura, definir o que fazer com um arquivo infectado (apagar ou quarentena) e até selecionar pastas (é o único que faz isso).

Além disso, tem proteção contra spam via SMS (mensagens de texto) – bloqueia torpedos de números desconhecidos e permite criar uma “lista negra”.

E, para evitar que o usuário deixe de receber um aviso da namorada ou do chefe, é possível cadastrar números na “lista branca”. Seu manual em PDF também é simples.

Trend Micro Mobile Security 3.0
virus_cel_tren200O TMM mostrou ser o mais completo – e mais recente dos três, já que foi lançado em março deste ano. Sua varredura foi tão veloz quanto a do F-Secure.

Tem opções para selecionar os tipos de arquivos a serem examinados e de quanto em quanto tempo deve ser feito o update. É o único que não exige ativação pela web e vem com firewall, sistema que evita invasões quando o telefone está na web.

O aplicativo tem até o requinte de permitir a criação de regras de acesso – ideal para usuários corporativos ou administradores de rede.

Também possui filtro anti-spam para SMS (bloqueia mensagens sem número e permite criar uma “lista negra”) e contra mensagens WAP push, enviadas por provedores (com ofertas) ou por hackers (com links para programas nocivos). Manual completo.

virus_cel_tab400

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site