Imagem de fundo do header
Gravadores de DVDs: vá além do backup
Home  >  Review
REVIEW

Gravadores de DVDs: vá além do backup

Os gravadores internos para PCs têm preço em queda e são eficazes para desafogar o disco rígido. Comparamos quatro modelos

Por René Ribeiro, da PC WORLD

drive_dvd_70.jpg
Foto:

Os gravadores internos para PCs têm preço em queda e são eficazes para desafogar o disco rígido. Comparamos quatro modelos

Drive DVD 120Esqueça o velho gravador de CDs e suas mídias, que armazenam apenas 700 MB. Com preços em queda e capacidade para guardar até 8,5 GB por disco, os gravadores de DVD são a melhor opção. E qual deles escolher?

Comparamos equipamentos de quatro fabricantes e todos atingiram resultados de desempenho muito parecidos. São ótimos para gravar backups de arquivos e liberar espaço em seu disco rígido.

O preço das mídias de alta velocidade também está com preços muito acessíveis e um dos modelos dá conta de gravar em até 20x. Isso significa uma cópia de 4,7 GB em menos de seis minutos.

Os modelos avaliados foram o Multigravador Super DVD +/-RW, da Lenovo; o GSA-H55L, da LG; o Writemaster SH-S203B, da Samsung; e o DRU-830A, da Sony. Entre esses componentes, o que apresentou o melhor conjunto foi o H55L, da LG, ganhador do prêmio Best Buy, seguido bem de perto pelo modelo da Samsung.

Além da performance semelhante, os produtos também trazem opções parecidas em matéria de pacote de software, com opções para edição de vídeo, player de DVD e controladores de mídias regraváveis.

Com exceção do Multigravador Super DVD +/-RW, todos trazem o pacote de software Nero 7 essentials. Apesar disso, a suíte da Lenovo não deixa a desejar, trazendo o conhecido WinDVD para player e o WinDVD Creator para edição de filmes.

Leia também:

A função LightScribe (que permite criar etiquetas mais profissionais para as mídias) está presente em todos os modelos, menos no DRU-830A, da Sony.

Essa função é interessante por não precisar colar etiquetas nos discos ou escrever com caneta, pois o próprio drive se encarrega disso, de acordo com o que o usuário deseja escrever no disco.

Entretanto, é necessário ter a mídia específica para a função, que é difícil de achar no mercado. A unidade de DVD+R de 16x (o mais fácil de encontrar) sai por 15 reais, em média.++++
Desempenho
É importante lembrar que este item também depende da mídia utilizada. Portanto, no momento da compra é interessante verificar a velocidade suportada pelo disco. Para os testes, utilizamos os formatos mais comuns no mercado brasileiro, como CD-R, DVD+R, DVD-RW e DVD+R DL.

Apesar de a mídia DVD-R na velocidade de 8x ser também muito utilizada, preferimos verificar a capacidade dos gravadores para queimar mídias de DVD+R com velocidade 16x.

Leia também:

O desempenho foi bem interessante e a qualidade se manteve. Todas as mídias gravadas nessa velocidade levaram menos de seis minutos no processo.

Quanto à qualidade, foram feitos testes de cópias em outros leitores de DVD e não houve erros. Mesmo assim, se você vai gravar vídeos, recomenda-se ainda utilizar velocidades mais baixas, até 8x. O motivo é apenas uma garantia maior que as imagens ou sons fiquem tão bons quanto o original e a gravação dure por mais tempo.

O modelo da LG apresentou ótimo desempenho e qualidade, com uma característica a mais: a função SecurDisc. Com ela, os dados gravados ganham uma chave de segurança, que apenas pode ser lida mediante a digitação desse código.

O processo de gravação da chave aumenta em torno de quatro segundos o intervalo para queimar o discos. Tempo aceitável para quem quer ter seus dados criptografados.

  • Clique aqui para ver a tabela completa com os resultados do comparativo
  • Tags

    Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
    Vai um cookie?

    A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

    Este anúncio desaparecerá em:

    Ir para o site