Imagem de fundo do header
Desktop com chip de quatro núcleos mostra potência para multitarefas
Home  >  Review
REVIEW

Desktop com chip de quatro núcleos mostra potência para multitarefas

O Kennex Quattro peca por não vir com um pacote de software melhor e nem placa de vídeo dedicada

Por René Ribeiro, da PC WORLD

kennex_quattro70.jpg
Foto:

O Kennex Quattro peca por não vir com um pacote de software melhor e nem placa de vídeo dedicada

kennex_quattro200Uma das primeiras empresas a apostar em um desktop para usuários finais com o mais possante processador da Intel, a Kennex acaba de lançar o Quattro.

O computador utiliza o novo chip com quatro núcleos Core 2 e oferece bom desempenho ao trabalhar com multitarefa (vários processos simultâneos).

O equipamento testado por PC WORLD Test Center inclui chip Q6600, que trabalha com a freqüência de 2,4 GHz, 2 GB de memória DDR2 (expansível até 8 GB) e 250 GB de HD e gravador de DVD.

Apesar dessa configuração de ponta, a fabricante optou por comercializar a máquina com placa de vídeo onboard, o que compromete o desempenho nos gráficos, mas permite reduzir o preço. Com monitor de cristal líquido de 15 polegadas, ele sai por 3.999 reais.

Sua configuração também inclui sistema operacional Windows Vista Home Premium, seis interfaces USB 2.0, sendo três na parte frontal, além de leitor de cartões de memória flash, para os modelos SD, MMC, MS, MS PRO, CF e XD.

Para avaliar seu desempenho em multitarefa e aplicações pesadas, realizamos alguns testes. Com o Corel Draw 9 aplicamos 12 filtros em uma foto com resolução de 1.280 por 1.024 pontos. No total, foram necessários 102 segundos para completar todos os filtros.

Repetimos a operação com o Oficce Professional 2007 aberto: Word, Excel, Powerpoint e Access sendo executados, cada um com tarefas carregadas. Ao mesmo tempo em que se aplicava algum filtro, alternávamos entre as tarefas.++++
kennex_quattro150Somando o tempo dos filtros, a operação levou 98 segundos. Apenas quatro segundos a menos com várias aplicações abertas.

Mesmo utilizando a interface Aero, do Vista, o hardware não perde força.

Avaliamos o desempenho em uma máquina com Pentium Dual Core (com a mesma quantidade de memória) utilizando o software PC Wizard 2007. O índice atingido pelo processador foi de 2.216.

kennex_quattro_tabO mesmo teste, repetido no PC com Core 2 Quad, resultou em um índice de 5.314. Resumindo: são 139% a mais de potência em processamento.

Já nos testes com aplicações gráficas, o equipamento deixou a desejar. Mesmo com o disco rígido rápido, com ótima memória e a última geração de processador, não é possível jogar os lançamentos em games.

Executamos o software de benchmarking 3D Mark03 e foram atingidos meros 1006 pontos. Para se ter uma idéia, uma marca abaixo de 10.000, nessa versão do 3D Mark, já é considerada ruim para games.

Quem quiser jogar terá que instalar outra placa de vídeo. Mas é necessário ficar atento quanto à fonte de alimentação. O Quattro vem com uma unidade de 300 watts, o que não é suficiente para as placas de vídeo mais robustas.

O Kennex Quattro é uma máquina que pode ser chamada de clean, sem sofisticações, mas que dá conta do recado quando se fala em alto poder de processamento e multitarefa.

Foram feitas várias instalações de softwares, onde exigimos bastante e não houve travamentos ou falhas de execução. Mas o equipamento fica devendo uma placa de vídeo dedicada, um pacote de software para explorar os recursos de som e interface FireWire (para conectar discos rígidos externos, por exemplo).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site